Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Vacinação contra a gripe será retomada nesta sexta para idosos e profissionais da saúde

A população deve ficar atenta às unidades que farão a campanha

0 22

Após as pouco mais de 1,5 mil vacinas contra a gripe terem acabado horas depois do início da campanha, na segunda-feira (23), a vacinação será retomada nesta sexta-feira (27) em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de Sinop. Vale ressaltar que são para os grupos prioritários de idosos com 60 anos, ou mais, e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade que atuam nos hospitais públicos e privados.

Isso será possível porque o Governo Federal enviou mais 2,3 mil doses para dar continuidade a primeira fase da campanha nacional de vacinação.  Para suprir a demanda da 1ª fase, seria necessário 10 mil doses de vacina, mas o Ministério da Saúde não encaminhou a quantidade suficiente de medicamentos.

Leia também: Sete postos de saúde de Sinop irão atender somente casos gripais

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30. No Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) – antiga farmácia Jacarandás, a vacinação será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço. Os setes postos de saúde que foram destinados ao atendimento exclusivo de quadros gripais, NÃO ESTARÃO realizando a vacinação, atendendo a estratégia de prevenção aos grupos de risco.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, para evitar a aglomeração, as equipes já foram preparadas e orientadas para monitorarem a entrada do público alvo. “Teremos um controle de fluxo, respeitando a fila, sempre com distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa”, afirma o gestor.

A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, a contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Os demais grupos prioritários também receberão as doses.

Esses ficarão divididos da seguinte forma: na segunda fase, que inicia no dia 16 de abril, os contemplados com as doses são professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais. Já na terceira fase, que inicia no dia 09 de maio, mesma data do dia D, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade. (Com assessoria)

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies