Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Usina de etanol de milho começa a operar em Nova Mutum

Essa é a segunda unidade da empresa em Mato Grosso: a outra indústria está localizada em Sinop, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.

0 126

Mais uma usina de etanol de milho inicia suas atividades no Brasil. A unidade da Inpasa Brasil localizada em Nova Mutum começou a operar nesta quarta-feira (26), com capacidade para produzir 890 m³ por dia de etanol hidratado. São 275 empregos diretos gerados e pelo menos três vezes mais de forma indireta.

A planta industrial em Nova Mutum recebeu o investimento de R$ 550 milhões e movimentou cerca de 2 mil empregos durante as obras. É a segunda unidade da empresa em Mato Grosso: a outra indústria está localizada em Sinop, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.

“Agradecemos a todos nossos colaboradores pela dedicação ao projeto e aos profissionais dos vários órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal que se empenharam para que esse grande empreendimento começasse a operar. Quando uma indústria se instala, todos se beneficiam”, observou o diretor executivo da Inpasa, Rafael Ranzolin.

“Essa é uma conquista que mostra o espírito empreendedor da empresa. Mesmo em meio à pandemia, mantivemos as atividades, fortalecendo a economia do País e da comunidade”. A Licença de Operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que autoriza a produção do etanol de milho, foi liberada ontem (25) e publicada hoje (26) no Diário Oficial.

Além do etanol hidratado a partir de milho, a usina produzirá óleo de milho e DDG – farelo proteico produzido a partir da destilação dos grãos.

Com a entrada em operação da unidade da Inpasa em Nova Mutum, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) projeta que no ciclo 2020/2021 sejam produzidos 2,5 bilhões de litros.

“Mesmo com a retração de demanda por combustíveis causada pela pandemia, a produção de etanol de milho cresceu 93% de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Com a entrada em operação de quatro unidades ao longo deste ano, o setor ampliará sua capacidade instalada em mais de 1 bilhão de litros”, analisa o presidente da Unem, Guilherme Nolasco.

Em março, foi inaugurada uma usina em Sorriso (MT) de 530 milhões de litros/ano. Agora, em agosto, a Inpasa inaugura a planta em Nova Mutum para produzir 320 milhões de litros. Até o final do ano, há a previsão de mais outras duas indústrias começarem suas atividades, capacidade para produzirem juntas 200 milhões de litros/ano. (Da assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies