Portal 93
Com você onde você for.

UFMT recebe supercomputador e inaugura centro dedicado à Inteligência Artificial

A nova estrutura deverá ampliar a capacidade da instituição para desenvolver pesquisas de maior complexidade, incentivar a inovação tecnológica e oferecer suporte a projetos científicos e serviços especializados.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passou a contar, desde ontem, com um computador de alto desempenho (HPC), equipamento doado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com uma empresa do setor de tecnologia.

A iniciativa integra uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento das pesquisas em Inteligência Artificial e da infraestrutura de computação de alto desempenho no país.

De acordo com a universidade, a chegada do equipamento representa o início da implantação do Centro Multiusuário de Computação Aplicada e Inteligência Artificial.

A nova estrutura deverá ampliar a capacidade da instituição para desenvolver pesquisas de maior complexidade, incentivar a inovação tecnológica e oferecer suporte a projetos científicos e serviços especializados.

O pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor doutor Bruno Bernardo de Araújo, ressaltou que o novo recurso contribuirá significativamente para o avanço da produção científica na universidade. Segundo ele, a principal missão da instituição é estimular a formulação de questionamentos que impulsionem a investigação científica, permitindo compreender desafios em áreas como economia, computação, ciências humanas e outros campos do conhecimento.

Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor Hugo Valadares afirmou que o investimento em educação científica e Inteligência Artificial beneficia toda a sociedade. Ele destacou que a qualificação de estudantes e a capacitação permanente dos educadores são fundamentais para ampliar os impactos dessas iniciativas, além de reforçar o compromisso do ministério em expandir a oferta de bolsas e incentivar projetos de pesquisa em Mato Grosso.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies