Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Transporte escolar é suspenso após represa romper e danificar estrada

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã suspendeu, nesta quarta, quinta e sexta-feira (06, 07 e 08), a circulação do transporte escolar da zona rural.

Segundo a entidade, a medida foi tomada em virtude do volume de chuvas que atingiu o município e danificou parte das estradas vicinais. Alguns trechos foram danificados após o rompimento de represas, bueiros e caixas de contenção resultando em atoleiros de veículos e até em tombamento de caminhões. 

Em apenas três dias choveu o equivalente a 212 mm, ou seja, mais da metade do volume previsto para todo o mês de março. 

Além de Nova Ubiratã os municípios de Feliz Natal, Vera, Sorriso e Tapurah também enfrentam dificuldades devido ao excesso de chuvas, sendo que este última decretou situação de emergência em 20 de fevereiro. (Veja Aqui).

“Nosso intuito é garantir a segurança dos estudantes e profissionais que trafegam diariamente por milhares de quilômetros”, justificou através da portaria de nº 010/2019, o secretário municipal de Educação, Leandro Alves Pereira dos Santos.

Conforme documento a suspensão deve atingir as instituições de ensino dos distritos de; Santo Antônio do Rio Bonito, Entre Rios, Novo Mato Grosso, Santa Terezinha do Rio Ferro e Piratininga. Já nas escolas da sede, aldeia indígena Tupará, comunidade Sinopão, Fazenda Rio Bravo e distrito Parque Água Limpa as aulas serão mantidas normalmente.

Ainda de acordo com a pasta, as aulas suspensas serão repostas ao longo do ano letivo, ficando essa definição a critério da secretaria e da Gestão Escolar.

Situação preocupante

Para tentar minimizar os impactos causados pela chuva, a secretaria municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes intensificou o trabalho de manutenção e revitalização nos trechos considerados mais críticos.

Ao todo 25 profissionais trabalham em pelo menos cinco frentes de serviço que se estenderam durante o final de semana e feriado de carnaval. Sete caminhões, quatro motoniveladoras, duas retroescavadeiras e duas pás carregadeiras estão sendo utilizadas nos reparos emergenciais.

“Não podemos lutar contra as intempéries do tempo, o que estava ao nosso alcance foi feito. Agora é esperar o tempo limpar (sic) e concentrarmos o máximo de forças para reverter à situação”, frisa o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes, Cosmen Brito de Souza “Baiano”.

Caso as chuvas continuem na mesma intensidade, o gestor não descartou a possibilidade de o município decretar situação de emergência.

“Duas represas já se romperam, umas cinco já transbordaram e pelo menos duas ameaçam romper a qualquer momento. Vamos torcer para que o tempo melhore, caso contrário precisaremos tomar medidas mais complexas e a situação de emergência é uma delas”, conclui. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies