Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Confira a transformação de uma família na produção de leite com bons resultados do ATeG

O ATeG é um programa em do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rual de Sinop, onde conseguiu alcançar uma maior produtividade de leite, em uma família de produtores de Sinop. Confira!!!

Uma família conectada com a produção rural, contou com o apoio e orientação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Sinop.

Com essa parceria, a produtividade pode avançar ainda muito mais, como é a história de Larissa Cristina Allebrandt, que inicialmente se mudou para o Sítio Estrela do Oriente, aqui na Capital do Nortão, com intenção de auxiliar o seu avô Quilberto Otávio Allebrandt, um bovinocultor de leite que enfrentava problemas de saúde e necessitava de ajuda em sua rotina de campo.

Com essa realidade, a família recebeu o apoio e orientação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Sinop, a produção de leite na propriedade saltou de 40 para 250 litros por dia. Essa incrível transformação não apenas melhorou a qualidade de vida do avô, mas também fez com que a família visse a propriedade com novos olhos.

“A minha primeira motivação foi ajudar o meu avô, mas com o passar do tempo, vi que essa atividade sendo instruída por um técnico de campo poderia ser a principal fonte de renda da minha família e o que era temporário, se tornou definitivo”, explicou a neta que, aos 24 anos, mora na propriedade e faz grande parte do trabalho.

 

Atualmente, o filho, a nora e a neta vivem com o Sr. Quilberto na propriedade.

“Meu filho largou do caminhão. Eles viram que era um lugar tranquilo para morar e que dava para tirar uma boa renda. O sentimento é o melhor possível por eles poderem enxergar a tranquilidade de morar aqui. ”

Quilberto, atendido pela ATeG do Senar-MT há dois anos, seguiu as orientações de manejo que resultaram em índices notáveis.

“Fizemos piqueteamento para o gado aproveitar mais o pasto, adubamos a terra, aprendemos a fazer uma seleção dos animais e ficar somente com as que dão um bom retorno e fomos incentivos a melhorar”, destacou o produtor.

Larissa, que agora compartilha grande parte da responsabilidade na propriedade, já está traçando planos com a família.

“Estamos em fase de investimento. Futuramente queremos fazer reforma na sala da ordenha, adquirir novos animais, fazer um curral. Tendo alguém para orientar, faremos tudo isso com mais segurança”.

Essa transformação bem-sucedida da propriedade foi possibilitada pela metodologia da ATeG Bovinocultura de Leite, supervisionada pelo zootecnista Túlio Marçal. Atualmente, a ATeG está presente em 1.616 propriedades rurais e 75 municípios em todo o estado de Mato Grosso. O foco principal é estabelecer e implementar um modelo de gestão abrangente nas propriedades, abordando todo o processo produtivo para auxiliar os produtores na tomada de decisões.

“Acompanhamos desde o manejo com os animais, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade”

A história de Larissa e Quilberto é um exemplo inspirador de como a agricultura familiar pode prosperar com o suporte técnico e o empenho da família.

Leia também –

Acompanhe essas e outras notícias no          Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies