Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Como tirar a vontade de usar droga?

Primeiramente, saiba que a vontade de usar drogas é repentina, mas pode ser diminuída com o tratamento correto

Não existe um tutorial de como tirar vontade de usar droga. A abstinência é algo grave. Todo esse processo comprova que a dependência química pode ser tratada. Parece que reafirmar isso é repetitivo, mas ainda há muita desinformação sobre o uso de drogas e a dependência.

Dessa forma, você tem que saber que o desejo de usar droga é muito mais do que só uma vontade. É uma compulsão, um impulso que causa dores e mal-estar quando ignorado. 

Essa é a principal característica da dependência química, porque não há um limiar de quantidade pré-definido. Cada corpo reage de uma forma, por isso é tão perigoso fazer uso de substâncias químicas.

tirar vontade de droga

Por fim, existem algumas dicas que podem ser dadas sobre como tirar a vontade de usar droga.  Infelizmente, algumas delas têm efeito temporário ou somente preventivo. 

No entanto, vale a pena conhecer, e será justamente isso que citaremos a seguir:

Tratamento multidisciplinar

O tratamento multidisciplinar é importante para a desintoxicação e contenção dos sintomas. 

A dependência química é crônica e multifatorial, não há um tratamento único que dê efeito, assim como efeito permanente.

Desse modo, em um tratamento multidisciplinar você tem um conjunto de profissionais de diversas áreas. Desde nutricionista à psiquiatra, todos eles vão te dar um direcionamento para tornar sua vida mais saudável. 

A terapia é um passo muito importante, porque determina o que mais afeta você e formas de se blindar.

Converse com alguém

A conversa com um profissional é essencial para o tratamento. Ela também garante que você tenha artifícios para usar contra a vontade de usar drogas. 

No entanto, uma conversa com um profissional não é uma atividade social. Você deve ter uma rede de apoio sólida e pessoas de confiança.

Nesse sentido, essa rede de apoio serve tanto para momentos de crise, onde você precisa distrair sua mente. 

Quanto para se sentir integrado à sociedade, conversando sobre assuntos mais amenos. Saiba que todos tem problemas e que eles não somem quando você adoece, por isso a importância de se fortalecer.

Medite

A meditação e o yoga são atividades incríveis, tanto para o corpo quanto para a mente. Mesmo que você não acredite no teor religioso dos mantras e da meditação, seus benefícios são comprovados cientificamente.

Esse tipo de exercício vai muito além da moda e, apesar de parecer impossível,  pode ajudar você de maneira imediata.  

A meditação cria uma atenção plena à respiração e aumenta a sua consciência quanto ao seu corpo. 

Por fim, ela também trabalha ao desacelerar seus pensamentos e combater os efeitos da crise de abstinência. Apesar do efeito da falta das substâncias ser físico, tudo é piorado por causa do psicológico.

Encontre um hobby

Encontrar um hobby é importante para distrair a mente, além de serem atividades prazerosas que desligam você do mundo. Busque algo que seja divertido e que você goste, independente da atividade. O ideal é que você experimente vários antes de se fixar a um só.

Se dedique à pintura, esportes, atividades voluntárias. Esse é um tempo que você constrói para si mesmo uma barreira contra a vontade de usar drogas. 

Além disso, existem outras formas de fugir do mundo. É ainda mais divertido quando você sabe o que está fazendo e porquê.

Crie uma rotina saudável

Esse é o item que une tudo que já foi dito antes, a importância de uma rotina. A rotina pré-determina as atividades do seu dia, impedindo que você tenha tempo livre em excesso. 

A sua rotina fortalece a mente. 

Uma rotina saudável deve prezar sempre a alimentação, momentos de relaxamento e atividades físicas. Deixe espaços para serem completos ao longo da semana, talvez até com atividades sociais. 

É essa rotina que determina o ritmo que você deseja em sua vida.

Peça ajuda

Pedir ajuda não é vergonhoso ou infantil, você deve ter em mente que todos têm problemas. Encarar a realidade e saber que você não está conseguindo se manter firme contra a dependência é duro, mas mostra o quão forte você é. 

No momento mais duro de crise, de forma imediata,  busque sua rede de apoio. 

Se tiver vergonha, existem canais de atendimento onde você pode ligar e conversar com uma pessoa desconhecida. 

Existe a possibilidade de falar com seu psiquiatra e psicólogo relatando o que está acontecendo. Ele vai dar o encaminhamento correto. 

Muitas vezes a internação em clínicas de recuperação é necessária mais de uma vez para superar a vontade de usar droga. Não tenha vergonha se seu caso for semelhante.

Considerações Finais

Não existe resposta completa sobre como tirar vontade de usar droga. Isso vai depender muito do paciente, se ele está passando por uma crise e o seu tratamento. 

Por fim, saiba que o mais importante é o apoio de pessoas queridas durante esse processo.

Nos vemos em breve.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies