Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Como Encontrar Um Equilíbrio Entre as Telas e as Crianças

Limitar o Uso Das Telas é Importante Para o Desenvolvimento Infantil

Estamos vivendo em uma Era Digital, onde a tecnologia se faz presente em grande parte do nosso dia a dia. Mas em relação às crianças, como encontrar um equilíbrio entre as telas e os pequenos em um mundo tão conectado? 

Pois bem, tudo em nossa vida requer equilíbrio e disciplina, e em relação às crianças e aparelhos tecnológicos, não é diferente, tendo em vista que os pequenos precisam ter um momento estabelecido para cada atividade do seu dia a dia. 

Ou seja, as crianças precisam ter uma rotina pré-estabelecida, onde haja um horário definido para cada atividade do cotidiano dos pequenos. Que incluem os horários de refeição, os momentos de estudar, de brincar, de dormir, e todas as ações que envolvem a rotina diária das crianças. 

Pois uma rotina bem estabelecida é imensamente favorável para a criança, e também para os pais. Assim, quando o assunto é telas e tecnologia, também é preciso estabelecer os momentos específicos em que os pequenos irão estar em contato com aparelhos televisivos e digitais. 

Isso porque limitar um determinado período para que as crianças estejam em contato com as telas garante que outras atividades importantes do dia a dia dos pequenos também sejam realizadas, além de assegurar que as crianças não estejam passando tempo demais de frente às telas. 

Como encontrar um equilíbrio entre as telas e as crianças

Crianças

Brincar ativamente é muito importante para o desenvolvimento infantil, e deve fazer parte da rotina diária das crianças, evitando também o sedentarismo, um estilo de vida que tem integrado o dia a dia de centenas de crianças. 

Um dos principais malefícios que a exposição excessiva às telas pode trazer para o bem-estar infantil é a adoção de um estilo de vida sedentário, que pode favorecer quadros de obesidade infantil, onde as crianças passam grande parte do seu dia em contato com aparelhos tecnológicos. 

Não é incomum que crianças que passam muito tempo expostas às telas adotem uma alimentação rica em alimentos industrializados e com alto teor calórico, favorecendo o ganho de peso, condição essa que pode afetar o bem-estar infantil. 

E justamente por esse motivo que os pequenos devem ser estimulados a brincarem ativamente, garantindo que seu corpo esteja em movimento e desenvolvendo-se de forma adequada. Pois o ato de brincar, além de ser imensamente benéfico ao corpo, também auxilia no desenvolvimento cognitivo e favorece o bem-estar dos pequenos. 

Não há problemas em os pequenos estarem em contato com as telas, pois vivemos em uma era onde todos, de alguma forma, nos conectamos através de plataformas digitais. No entanto, é preciso estabelecer um equilíbrio entre o tempo em que as crianças fazem o uso de aparelhos tecnológicos, e o tempo que elas precisam para desempenhar atividades importantes do seu dia a dia. 

Pois quando em excesso, o uso das telas pode afetar, inclusive, o relacionamento entre pais e filhos. Pois gradativamente, o hábito de olhar nos olhos, de se divertirem juntos, de criarem histórias juntos e de viverem bons momentos vão sendo substituídos pelo uso excessivo de aparelhos tecnológicos, onde sem perceber, deixamos de viver momentos inesquecíveis ao lado daqueles que amamos. 

Dessa forma, é muito importante que as crianças possuam um tempo determinado para estarem em contato com as telas, para que os aparelhos tecnológicos não prejudiquem o seu desenvolvimento e não afetem suas relações com a família e pessoas que fazem parte do seu dia a dia. 

E até mesmo nos momentos em que os pequenos estão em contato com as telas, temos a oportunidade de interagir e estreitar nossos laços com nossos filhos. Por isso, sente-se e assista a filmes e desenhos com as crianças, conversem sobre as cenas e criem novos enredos para as histórias, pois esses momentos são de grande importância para a relação pais e filhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies