Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

6 Dicas para um Sorriso mais Bonito e Saudável!

0 26

Ter um sorriso bonito e saudável é o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que por algum motivo tiveram uma higienização precária e possuem dentes amarelados ou desalinhados.

Por conta da tecnologia que entra no setor odontológico hoje é possível ter um dente bonito e mais branco, tanto pelo uso de procedimentos como o clareamento dental com moldeira, como pela quantidade de informações disponíveis para manter uma boa higienização.

No presente artigo abordaremos uma série de componentes que podem ser agregados à rotina e que contribuem para manter os dentes limpos, saudáveis e mais brancos.

Dicas para manter uma boa saúde bucal

Para muitas pessoas, os dentes são o “cartão de visitas” pessoal. Afinal, encontrar alguém e sorrir transforma a recepção de pessoas que não conhecemos ainda.

Entretanto, quando as pessoas sofrem com alguma disfunção, como o amarelamento dos dentes, o sorriso fica mais contido e, na maioria das vezes, nem aparece.

Por isso, além de tratamentos estéticos que os indivíduos podem recorrer para deixar os dentes mais brancos, como a lente de contato dental, há alguns cuidados diários que precisam ser tomados.

Um dos princípios da odontologia moderna é a prevenção. Grande parte da prevenção de doenças bucais passam pelas nossas atitudes de cuidado com a boca e os dentes.

Neste tópico abordaremos algumas dicas que contemplam uma saúde bucal mais agradável, saudável e equilibrada.

1. Escove os dentes continuadamente

Um dos pontos principais para evitar que doenças bucais se desenvolvam é manter o hábito da escovação cotidiana. 

Por conta do estresse e da ansiedade, muitas pessoas esquecem de tornar esse hábito constante.  No entanto, ele é um dos mais poderosos para evitar que cáries e gengivite apareçam. 

Por isso, recomenda-se a escovação ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeições.

A escovação deve ser feita com bastante atenção, com a escova contemplando todos os dentes, em movimentos de 45º em relação à gengiva.

Esse hábito evita que resíduos de alimentos fiquem nos dentes e na gengiva, o que garante o não desenvolvimento de cáries e outras patologias. 

Vale mencionar, ainda, a importância de ter uma maior atenção à escovação no período noturno, reduzindo o risco da proliferação de bactérias.

2. Reduza a quantidade de alimentos com potencial de cor

Alimentos como café, vinho tinto, molho vermelho e café, quando consumidos continuamente e sem higienização correta, podem causar o amarelamento dos dentes. 

Não é necessário retirá-los da dieta, mas é possível reduzir o consumo, o que previne o amarelamento. Quem sofre com esse problema, geralmente além de reduzir a quantidade de alimentos procura um tratamento de clareamento consultorio.

3. Beber água constantemente

A água é necessária para o corpo como um todo, porém, para os dentes é ainda mais essencial, pois ajuda na remoção dos vestígios de ácidos e açúcares.

Assim, se você quer dentes saudáveis, o consumo de água deve ser feito de forma correta.

4. Troca de escovas constantemente

As escovas são ferramentas muito importantes para a escovação e, por isso, para garantir a saúde bucal é necessário cuidar delas.

Nesse caso é importante que sempre após a escovação as cerdas sejam  limpas e trocadas a cada três meses. 

5. Uso do fio dental

Juntamente com a escovação, é necessário o uso diário do fio dental, principalmente durante a higienização noturna. Isso porque o fio dental alcança aqueles lugares que a escova não alcança.

Assim, os resíduos que poderiam ajudar no desenvolvimento de placas bacterianas são retirados, o que torna a boca muito mais saudável.

6. Ir ao dentista

É necessário a consulta periódica ao dentista, a cada seis meses. Essa consulta periódica tem um efeito muito positivo para manter a saúde bucal, principalmente porque são identificados possíveis problemas, realizados exames preventivos e tratamentos.

Também é nessa consulta que se pode recorrer a tratamentos para tornar os dentes mais brancos e bonitos, como a colocação de lente nos dentes.

Considerações finais

Assim, entendemos que o cuidado dos dentes e da boca é uma atitude diária que precisa ser tomada e mudada aos poucos.

Para adquirir hábitos é preciso praticá-los constantemente por um determinado tempo, e que sejam repetidos, para que sejam internalizados.

A escovação, uso de fio dental, troca de escovas precisam ser repetidas, constantemente, para que a qualidade da saúde bucal seja efetiva.

Assim, junto ao acompanhamento do dentista é possível manter um sorriso bonito, limpo e branco.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies