Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SES promove Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

A programação faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é rememorado anualmente em 10 de setembro. Acesse e saiba como participar.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove, nas manhãs dos dias 14 e 15 de setembro, o IV Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo. O evento terá início às 8h30 desta terça-feira (14.09) e será transmitido virtualmente pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

A programação faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é rememorado anualmente em 10 de setembro.

“Esse é um trabalho que precisa ser contínuo e intersetorial. Não é possível enfrentar o suicídio sem investir na Promoção da Saúde como política de inclusão e justiça social. É preciso fomentar os direitos fundamentais de toda a população, que perpassam pelos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

Em 2021, daremos visibilidade ao tema da Promoção da Cultura da Paz, abordando as tecnologias sociais que favorecem a mediação de conflitos diante de situações de tensão social, garantindo os direitos humanos e as liberdades fundamentais, reduzindo as violências e construindo práticas solidárias”, explicou a gestora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

No primeiro dia do encontro, será promovida uma Conferência Magna sobre “Promoção da Cultura da Paz: contribuições em cenários desafiadores”. A temática será abordada por servidoras da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), que atuam na região de São José dos Campos.

A mestra e médica Fátima Aparecida Ribeiro, idealizadora do Núcleo VIVA a Paz e membro do Conselho Municipal de Cultura de Paz, e a técnica Débora Assis de Oliveira Furlan, psicóloga na área da Saúde Mental, membro do Conselho de Cultura de Paz do município e também idealizadora do Núcleo VIVA a Paz.

Às 9h35, iniciará uma mesa com a temática das “Intervenções e Oportunidades para a Promoção da Vida ”, que será ministrada pela doutoranda em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), idealizadora e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá (PR), Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, que tratará da abordagem sobre a “Comunidade Escolar – caminhos e oportunidades para Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio”.

O módulo também contará com o relato da técnica da Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Adriana Guirado Rao.

Na quarta-feira (15.09), segundo dia de encontro, haverá uma mesa para debater a Promoção da Vida no contexto da pandemia pela Covid-19 em Mato Grosso. Integrarão o debate a especialista e técnica Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Luciana Gomes de Souza, a doutoranda em enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jesiele Spindler Faria, e a psicóloga doutora da área técnica de Saúde Mental da SES, Daniela Santos Bezerra.

Os interessados em participar do encontro podem acessar este link antes das transmissões, que terão início às 8h30. Após o evento, os participantes poderão receber um certificado equivalente às 7h por dia.

(Com assessoria)

Leia Também –

Acompanhe outras Notícias no Jornal da 93FM 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat