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Seleção de Músicas que Já Caíram no Enem

O Enem 2017 está cada vez mais próximo, e exige muito esforço e dedicação dos estudantes devido a sua complexidade.
E foi pensando nisso que nós criamos uma seleção de músicas que já caíram em questões do Enem.
Para que você possa se preparar e conseguir um bom desempenho no exame.

Músicas Enem


 

  1. Chico Buarque – Essa pequena

Essa pequena
Meu tempo é curto, o tempo dela sobra
Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora
Temo que não dure muito a nossa novela, mas
Eu sou tão feliz com ela
Meu dia voa e ela não acorda
Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida
Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas
Não canso de contemplá-la
Feito avarento, conto os meus minutos
Cada segundo que se esvai
Cuidando dela, que anda noutro mundo
Ela que esbanja suas horas ao vento, ai
Às vezes ela pinta a boca e sai
Fique à vontade, eu digo, take your time
Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas
O blues já valeu a pena
O texto Essa pequena registra a expressão subjetiva do enunciador, trabalhada em uma linguagem informal, comum na música popular. Observa-se, como marca da variedade coloquial da linguagem presente no texto, o uso de

  1. A) palavras emprestadas de língua estrangeira, de uso inusitado no português.
  2. B) expressões populares, que reforçam a proximidade entre o autor e o leitor.
  3. C) palavras polissêmicas, que geram ambiguidade.
  4. D) formas pronominais em primeira pessoa.
  5. E) repetições sonoras no final dos versos.
  1. Vinícius de Moraes – Carta ao Tom 74

Carta ao Tom 74
Rua Nascimento Silva, cento e sete
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Lembra que tempo feliz
Ah, que saudade,
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E além disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza,
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar de novo o amor
O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando que o eu poético e o interlocutor

  1. A) compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano.
  2. B) troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade.
  3. C) façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro.
  4. D) tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina.
  5. E) aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos.
  1. Emicida – Trepadeira

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

  1. Titãs – Disneylândia

Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-King
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[…] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[…] Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

  1. A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
    B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
    C) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
    D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
    E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.”
  1.  Gabriel o Pensador – Até quando

Até quando?
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara para não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!”
As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

  1. A) Caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
    B) Cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
  2. C) Tom de diálogo pela recorrência de gírias.
    D) Espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
    E) Originalidade, pela concisão da linguagem.

 

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