Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SEDUC anuncia mudanças para o CEJA em Sinop; Saiba mais

A ação faz parte do reordenamento dos 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT) anunciou algumas mudanças para os Centros de Educação para Jovens e Adultos em Mato Grosso. Em Sinop, o Ceja Benedito Silva Freire também será afetado.

O projeto visa ampliar a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mato Grosso e também do ensino regular. “A afirmação de que haverá o fechamento dos Cejas não é verdadeira. Nós não fecharemos os prédios que hoje atendem os Cejas”, afirma o secretário executivo de Educação, Amauri Fernandes.

Para fortalecer o atendimento, a Seduc transformará dez Cejas em Escolas de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (Ediebs), que ofertarão não só a EJA, mas também Ensino Fundamental e Médio regulares. A ação faz parte do reordenamento dos 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

“Faremos a adequação e a melhoria na oferta da EJA. Porque temos hoje no Estado 1,5 milhão de jovens e adultos que não completaram a educação básica. Os 21 prédios dos Cejas atendem 16 mil dessas pessoas. Queremos aumentar a oferta”, reforça o secretário.

A atual gestão da Seduc elevou a atenção ao assunto Educação de Jovens e Adultos ao criar uma Coordenação sobre o tema na estrutura da Seduc.

 

 

Ampliação da EJA

Para ampliar a quantidade de matrículas, a Seduc otimizará os espaços disponibilizados nas Ediebs, que atenderão todas as modalidades de ensino e ampliarão a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para escolas de ensino regular.

As Ediebs serão instaladas nos espaços em que estão os Cejas, desde que em prédios próprios e com os mesmos profissionais da educação que estavam nos centros.

Da mesma forma, os estudantes de cada Ceja serão transferidos para a respectiva Edieb, sem nenhum prejuízo em suas vidas ou processos educacionais.

“A oferta da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, não acabará na rede estadual. Estamos com trabalho na Seduc de reestruturar e adequar espaços dos Cejas, sendo que alguns serão Ediebs. Vamos otimizar os espaços e entregar os prédios alugados”, assegura o secretário de Educação Alan Porto.

Em síntese, a ideia é integrar os alunos trabalhadores com as demais modalidades de ensino, com a ampliação do número de vagas da EJA nas escolas de ensino regular e, ao mesmo tempo, trazer a educação básica para as Ediebs.

 

 

Expansão da educação básica

SEDUC anuncia mudanças para o CEJA em Sinop; Saiba mais
O atendimento será reforçado e Seduc vai transformará 10 Cejas em Escolas de Desenvolvimento Integral de Educação Básica. (Foto: Reprodução)

A meta da Seduc para os próximos dois anos é alfabetizar 40 mil jovens e adultos (inclusive do Projeto Muxirum). No ensino fundamental, atender a 50 mil jovens e adultos e, para o ensino médio dessa modalidade, 60 mil trabalhadores.

Além disso, os locais do Exame Online (quando o aluno faz inscrição por disciplina para uma conclusão rápida, tanto do ensino fundamental como ensino médio), serão ampliados dos atuais 21 locais para 32 opções em todo o Estado.

Com mais pontos de Exame Online, a meta é atender 150 mil alunos trabalhadores jovens e adultos nos próximos dois anos.

 

 

Cejas que serão transformados em Ediebs

  • 15 de outubro – Barra do Bugres
  • Marisa Mariano – Barra do Garças
  • Milton Marque Curvo – Cáceres
  • Cleonice Miranda – Colider
  • Creuslhi Ramos – Confresa
  • Almira de Amorim – Cuiabá
  • Marechal Rondon – Jaciara
  • Paulo Freire – Nova Mutum
  • Benedito Silva Freire – Sinop
  • Licínio Monteiro – Várzea Grande

 

 

Cejas que estão em avaliação

  • Cesário Neto – Cuiabá
  • José Dias – Juara
  • Alternativo – Juína
  • 6 de agosto – Pontes e Lacerda
  • Getúlio Vargas – Primavera do Leste
  • Alfredo Marion – Rondonópolis
  • 25 de junho – Rosário Oeste
  • Antônio Casagrande – Tangará da Serra

Alta Floresta e Diamantino funcionam em prédios alugados que serão devolvidos aos proprietários. Os alunos serão redimensionados para escolas próximas. Em Sorriso, o Ceja Arão Gomes Bezerra, já funciona na Escola Estadual Mário Spinelli. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies