Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Secretaria de Educação conclui planejamento 2020 para o município

Os uniformes já estão todos na Secretaria de Educação do município e serão entregues em breve pela própria equipe da pasta.

0 262

O planejamento da Secretaria de Educação Municipal de Sinop para 2020 já está sendo organizado. Se falando em vagas para creche, é necessário que cada responsável efetue um cadastro do seu filho, através da Secretaria Municipal de Educação. Para aqueles que registraram o cadastro no ano de 2019, é garantido a vaga para 2020.

Quem não se cadastrou até o mês de outubro de 2019, ficará com as vagas que sobrarem ou, caso não sobre vagas, no aguardo para o próximo ano. De acordo com a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, é necessário esse planejamento para que o sistema educacional dê certo.

“A gente sempre ta planejando igual escola de samba, de um ano para o outro. Porque se não, não vai dar certo, não vai ter o número de salas necessário, não vai ter tudo pronto pra esse aluno. Nós temos um número mínimo de alunos e máximo também que a gente coloca na sala,” disse a secretária.

Secretaria de Educação conclui planejamento 2020 para o município
Veridiana Paganotti, Secretária Municipal de Educação de Sinop. (Foto: Rômalo Bessa)

O cadastramento é uma questão de organização da pasta e está previsto em um decreto para organizar a fila de espera e como será a matrícula. É importante lembrar que as crianças que podem frequentar a creche são de 0 à três anos, a partir dos quatro anos é obrigatório o ingresso da criança em uma unidade pré escolar.

De acordo com a secretária, o crescimento urbano da cidade acaba afetando na fila de espera, devido a logística.

“Nossa cidade é uma cidade grande já, as pessoas as vezes andam de bicicleta, não há um transporte coletivo que abrange todos os bairros e horários necessários ainda, então isso dificulta para as famílias.”

Apenas em 2019, cerca de 300 famílias foram procuradas e não foram encontradas pela Secretaria de Educação. As pessoas que, por ventura, trocar o número de telefone, devem pedir a atualização dos dados na Secretaria Municipal de Educação, pois é um dos únicos meios de comunicação entre Secretaria e Pais.

 

Rematrícula Ensino Fundamental

Cerca de 17 mil e 700 alunos da rede municipal de ensino já estão todos matriculados, desde que o responsável tenha assinado o termo de rematrícula. Geralmente, no fim do ano há uma rotatividade em rematrículas e, apesar de abrir vagas para novos alunos, é preciso se apressar para não perder a vaga, como diz a secretária Veridiana.

“Agora é a gente encaixar os alunos novos, isso vai acontecer em janeiro. Infelizmente nossa cidade não tem vaga pra todo mundo e a gente não vai conseguir colocar o nosso filho lá na escola que eu sonho, mas todas as escolas são boas escolas. Não deixe para procurar a vaga no último dia de matrícula, vá no primeiro”, finalizou a secretária.

Os novos alunos podem ser matriculados na Secretaria de Educação de Sinop entre os dias 14 e 24 de janeiro de 2020.

 

Evasão Escolar

A evasão escolar é uma preocupação que está presente na maioria das escolas do Brasil e em Sinop, não é diferente, pois quando há evasão pode haver problemas maiores envolvendo alunos em períodos de aula ou até em momentos que não estão na escola. Tais problemas podem influenciar na vida pessoal e profissional dos alunos.

Para a Secretária de Educação de Sinop, não é admissível que se perca qualquer aluno dentro do sistema de ensino municipal.

“Enquanto professora, nenhum patamar é aceitável. Se eu perdi um, eu perdi um. Então perder uma criança de idade escolar, que ele deixe de estudar por qualquer que seja o motivo já é prejudicial. É prejudicial para os nossos números, mas é principalmente prejudicial pra nossa condição de sociedade, aquela criança vai ficar atrasada e vai causar vários outros transtornos na escola quando ela voltar”, disse a secretária, que também é professora.

Destacou Veridiana, que os números de evasão escolar em Sinop estão mais baixos que a média aceitável nacional, mas que todos os alunos são importantes, e é inaceitável perder alunos.

“Perder um pra nós já é inaceitável, mas estamos sempre abaixo do aceitável a nível do Brasil, mas todo aluno é importante e nós trabalhamos com sistema de busca ativa, com sistema de monitoramento do bolsa família, então dentro da esfera municipal a evasão é mínima, somente aquele aluno que muda de cidade e as vezes o pai não matricula, e é considerado uma evasão pra nós”, destacou a secretária.

 

Férias

Até sexta-feira (20), a maioria das escolas da rede municipal de ensino estará de férias. Também algumas escolas estarão tendo aula até o dia 23 de dezembro (segunda-feira), por conta de uma greve que aconteceu, onde os professores estarão cumprindo reposição de aula, após isso é o recesso decretado pela Prefeitura Municipal.

 

Uniformização

Um projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Sinop prevê a entrega de uniformes para os alunos da rede municipal de ensino. Neste início do ano de 2020, a Prefeitura Municipal de Sinop, estará realizando a entrega para todos os alunos da rede municipal. Fazem parte desse quadro de uniformização, uma calça, camiseta, mochila e tênis para crianças do ensino fundamental. Para as crianças da creche, no lugar da calça há uma bermuda.

Secretaria de Educação conclui planejamento 2020 para o município
Conjunto escolar, entregue pela Prefeitura Municipal de Sinop aos alunos da rede municipal.

De acordo com Veridiana Paganotti, a diferenciação entre ensino fundamental e creche, na uniformização, é para ter um cuidado maior com as crianças.

“As salas são climatizadas e as crianças estão crescendo, e não custa nada a gente cuidar né. Então a gente cuida, tampando o nosso filho para que eles não tenham nenhum tipo de assédio, nem na escola e nem no trânsito para a escola, por isso o cuidado de ter para os maiores a calça. As vezes os pais reclamam do calor, mas fiquem tranquilos que nas escolas os estudantes levam até casaco pra ficar lá (escola climatizada), porque lá é frio”, disse Veridiana.

Os uniformes já estão todos na Secretaria de Educação do município e serão entregues em breve pela própria equipe da pasta. A secretaria pede para que os pais não comprem mochilas diferentes em lojas, pelo motivo de precaver possíveis casos de bullying nas escolas. A principal ideia é manter todos os alunos uniformizados e, aparentemente, sem diferenças sociais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies