Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Revisão de contrato da Águas de Sinop retira aumento de Tarifa no próximo ano

Além desta retirada, o município informou a inclusão de uma Tarifa Vulnerável. Acesse e saiba mais!!!

A Prefeitura de Sinop concluiu, nesta quarta-feira (30), o Termo Consensual que visa reequilibrar o Contrato de Concessão dos serviços públicos, firmado com a Águas de Sinop em 2014. A revisão contratual abrange aspectos financeiros entre as partes, os valores das tarifas cobradas dos usuários e o fornecimento de água tratada e esgoto para a população.

A iniciativa surgiu a partir de um estudo de reequilíbrio conduzido pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Sinop (AGER), desencadeando discussões construtivas entre as partes envolvidas, sempre priorizando o bem-estar da população.

Uma das mudanças significativas é a introdução da “Tarifa Vulnerável”, que proporciona um desconto de 63% no consumo. Além disso, a Tarifa Social, que contempla 5% das ligações ativas, será ampliada para 7%, sendo 4% para a Social e 3% para a Vulnerável. Para usufruir do desconto, os consumidores precisam se enquadrar no perfil estabelecido. A Tarifa Vulnerável entrará em vigor no próximo ano, contribuindo para tornar o serviço mais acessível.

O Termo também estabelece que o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto Teles Pires (ETE) e do coletor tronco entrem em operação até o final de 2025. Com a conclusão dessas obras, a Águas de Sinop não terá direito a pleitear qualquer reequilíbrio, independentemente do valor investido pela concessionária.

A meta ambiciosa é alcançar 98% de cobertura de esgotamento sanitário até 2032, conforme a Lei do Novo Marco Regulatório. As metas de abastecimento de água para as residências permanecem inalteradas, conforme estabelecido no Contrato 096/2014.

Para o próximo ano (2024), está garantida a ausência de aumento nas tarifas de água. Em 2025, haverá uma revisão de 6%, mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no ano anterior. Já em 2026, essa parcela de revisão reduzirá para 2%, acrescida do IPCA acumulado em 2025.

O prefeito Roberto Dorner enfatizou a importância do trabalho conjunto, agradecendo às entidades de classe, como a União das Entidades de Sinop (Unesin), e à Câmara de Vereadores pelo esforço na conquista de vantagens e benefícios para os usuários.

“É assim que se faz! Quando tem contrato polêmico, nós temos que colocar a comissão para discutir. Essa comissão é justa e é para a sociedade entender que não foi só o prefeito que fez esse trabalho. E, essa comissão, eu tenho que agradecer, imensamente, aos vereadores que debateram, à OAB que debateu, a Unesin, à Associação dos Loteadores. Todos participaram, todos deram sua opinião e todos tiveram voz”

O Decreto Municipal 219/2022 e 251/2023 instituíram a Comissão de Acompanhamento Social ao processo de revisão do contrato de concessão pública da Águas de Sinop.

A presidente da AGER, Márcia Cristina Lopes, destacou que o Termo Consensual representa um avanço significativo para Sinop, garantindo um contrato de concessão equilibrado.

“Foram benefícios além dos pontos de investimentos, que é de extrema importância, uma vez que nós temos a Lei 14026 que obriga os municípios que, até 2033, devem estar universalizados no saneamento básico”.

Das conquistas obtidas com o Termo, a presidente explica que:

“a concessionária cedeu em alguns pontos para que o atendimento ficasse melhor ao usuário”, pontua ao comparar o aumento de consumo de 10 metros cúbicos para 20 metros cúbicos na Tarifa Social e a criação da tarifa Vulnerável, que concederá desconto de 63% para o usuário e, principalmente a troca do índice de reajuste que, antes era baseado no IGPM e, agora, será baseado no IPCA.

O diretor presidente da Águas de Sinop, André Bicca, expressou a preocupação da concessionária em manter a responsabilidade social, beneficiando os usuários com a ampliação do consumo na Tarifa Social e a introdução da Tarifa Vulnerável.

“Conforme, também foi dito, nós temos o compromisso de entregar, até dezembro de 2025, o primeiro módulo da ETE Teles Pires e, isso é uma coisa muito importante que vai acontecer para a sociedade, pois vai destravar os investimentos, seja vertical e outros comerciais”

Revisão de contrato da Águas de Sinop retira aumento de Tarifa no próximo ano 2
(FOTO: Assessoria)

Leia também –

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies