Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Necessidade de retirar os cílios e unhas artificiais aplicados para fazer cirurgia

Como muitos sabem, na maioria das vezes, a preparação para uma cirurgia envolve diversos cuidados específicos. Todo o planejamento para passar pelo procedimento chega ao seu auge no dia em que você dá entrada no Centro Cirúrgico. A ansiedade desse período é natural, mas a emoção não pode custar a integridade da sua saúde.

Se você vai se submeter a um procedimento cirúrgico, com certeza quer chegar com tranquilidade na sala de cirurgia, não é mesmo? Então, listamos alguns detalhes que você deve observar e evitar antes de ir para a operação. São medidas simples, mas muito importantes para uma boa recuperação. Acompanhe! 

Cuidados antes da cirurgia 

Quem escolhe passar por um procedimento estético, por exemplo, valoriza a aparência e quer ter um visual legal, certo? Fazer as unhas, o cabelo, hidratação, maquiagem e depilação estão entre as atividades de rotina dessa pessoa.

No entanto, é importante lembrar que no dia antes da cirurgia, será preciso deixar de lado alguns hábitos. São coisas que parecem simples, mas que podem causar graves problemas na mesa de operação. 

Unhas artificiais

Embora sejam bonitas e duráveis, não é recomendável estar com elas durante a cirurgia. Justamente por ser um material mais resistente, esse tipo de produto atrapalha a monitoração, isto é, a forma como a equipe médica acompanha seus sinais vitais enquanto está sob efeito de anestesia. 

Logo, por este ítem, não vale a pena correr esse risco. Melhor deixar a beleza das unhas postiças e autocolantes para depois. Além disso, lembre-se de mantê-las limpas e cortadas e, de preferência, sem esmalte. Se ainda assim preferir usar, opte por um verniz de cor bem clarinha. Passada a cirurgia, volte a usá-los como de costume! 

Cílios postiço 

De fato, os cílios postiços são moda entre as mulheres. O que muitas não sabem é que eles podem representar um grande risco para as pacientes que passam por uma cirurgia. Isso porque o material do qual ele é feito e a cola usada para grudá-lo interagem com os equipamentos usados na operação, como o cautério. Resultado? Queimaduras, que podem ser mais brandas com o derretimento dos cílios ou mais severas, chegando a prejudicar todo o globo ocular. 

Apliques no cabelo

O também conhecido como Mega Hair, embora dê um volume interessante no cabelo, pode ser bastante perigoso na mesa de cirurgia. Todo o cuidado é necessário, até porque o recurso é muito popular entre as mulheres. 

O risco que ele representa é pela passagem de corrente elétrica, por conta do bisturi elétrico. Aliás, é por causa desse instrumento que você não deve utilizar nada feito de metal ou nylon. Além disso, o material pode atrapalhar tanto no procedimento quanto nos cuidados pós-operatórios. 

Demais cuidados

Os cuidados, no entanto, não se resumem apenas aos que já foram mencionados. É preciso ainda, por exemplo, retirar adornos como brincos, jóias, bijuterias, pulseiras, correntes, tornozeleiras, anéis, piercings para se submeter à cirurgia. Lentes de contato também precisarão ser retiradas, assim como próteses dentárias (caso sejam móveis). 

E quanto à alimentação, o que comer? 

Na grande maioria das vezes, a preparação para uma cirurgia pode ser comparada ao treinamento de uma maratona. Ambas as situações exigem bastante do corpo e da mente daqueles que passam por essa experiência. E a alimentação tem tudo a ver com isso. Afinal, uma boa nutrição tem impacto decisivo na sua recuperação, na cicatrização e na retomada das suas atividades. 

Nas refeições que antecedem o procedimento, dê preferência a carnes magras, peixes, verduras, legumes e frutas. Por outro lado, evite adicionar sal na comida, temperos fortes, açúcar refinado, gordura saturada, embutidos, enlatados, frituras, doces industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas. Ademais, no dia anterior à cirurgia, faça jejum de sólidos e líquidos por, pelo menos, 8 horas. 

Por fim, é importante destacar que estas são apenas algumas das recomendações prévias à cirurgia. A equipe médica responsável pela operação é quem irá lhe passar todas as orientações de forma personalizada, para atender às suas necessidades. 

Cuidados pós cirurgia

Passado o procedimento cirúrgico, alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações como infecções ou trombose, por exemplo.

Quando a recuperação é feita em casa, é importante saber como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico. Isso porque, geralmente, esses cuidados variam de acordo com a cirurgia que foi feita.

Além disso, a consulta de retorno ao médico deve ser feita de acordo com as orientações dadas no momento da alta. Ainda, qualquer sintoma que não melhorar com os remédios prescritos, como febre ou falta de ar, deve ser reportado ao médico o mais rápido possível. 

A saber, os principais cuidados que devem ser seguidos depois de uma cirurgia incluem:

1. Cuidados com o curativo

De forma geral, deve-se lavar bem as mãos com água e sabão antes de efetuar a troca do curativo. Isso deve ser feito a fim de evitar contaminação e diminuir o risco de infecção na cicatriz. Além disso, é importante sempre observar se o curativo está sujo, se a cicatriz tem mau cheiro ou se está liberando pus, pois estes são sinais de infecção. Se for esse o caso, deve-se entrar em contato imediatamente com o médico responsável. 

2. Fazer repouso

O repouso depois de uma cirurgia é recomendado para permitir uma cicatrização correta dos tecidos, além de evitar que os pontos do corte saiam e a cicatriz fique exposta. Normalmente, o médico indica quanto tempo de repouso deve ser feito, pois pode variar conforme o tipo de cirurgia. 

Ademais, é sempre importante respeitar o tempo de recuperação e não fazer esforços, como levantar pesos, subir escadas, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercício físico até a liberação do médico. 

3. Cuidados ao tomar banho 

O banho após a cirurgia deve ser feito com muita cautela. Isso porque, em alguns casos, não se pode tirar e nem molhar o curativo para não ocorrer contaminação da ferida, o que pode causar infecções e dificultar a cicatrização.

O banho em casa, quando liberado pelo médico, deve ser feito com chuveirinho, com água morna e, idealmente, na posição sentada para diminuir o risco de ter tontura ou queda. Após o banho o recomendado é utilizar uma toalha limpa e macia exclusiva para a região ao redor do local operado, fazendo a troca dessa toalha a cada banho para reduzir o risco de contaminação e infecção na cicatriz. Também é importante não esfregar o local da cirurgia e, por isso, deve-se apenas secar levemente.

Por fim, sempre que for levantar da cama, peça a ajuda de uma outra pessoa e não se esqueça de tomar os remédios no horário recomendado. Tudo isso é fundamental para uma boa recuperação.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies