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Como Montar um Restaurante de Sucesso? Dicas Para Empreendedores

Abrir um restaurante, assim como qualquer outro negócio, é um grande desafio. Há muito o que se pensar, questões burocráticas para resolver, tempo e dinheiro para investir…

Porém, não se assuste. Se este é o seu sonho, batalhe para realizá-lo!

E, para te ajudar nisso, separamos neste artigo dicas realmente importantes e úteis para quem quer montar um restaurante de sucesso.

Portanto, continue acompanhando o artigo e descubra!

 

Faça um plano de negócios

O primeiro ponto que você deve pensar e  definir é o seu plano de negócios.  Ou seja, coloque em um papel ou no computador tudo que envolva o restaurante, como: 

  • Quais serão os gastos necessários para que tudo fique em ordem;
  • Quais serão os preços dos pratos;
  • Qual será a capacidade do restaurante;
  • Quais serão os custos de produção;
  • Quantos funcionários serão necessários.

Defina muito bem o público-alvo

Quais clientes você deseja atrair para o seu restaurante? Pense nisso com cuidado para não cometer erros.

Faça um perfil bem detalhado do público-alvo que você tem em mente. Por isso, considere fatores como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Estilo e filosofia de vida;
  • Poder aquisitivo;
  • Preferências.

Assim, com base nesses e outros fatores, você terá com mais clareza quem será o seu público-alvo e dessa forma, poderá montar e personalizar o restaurante de acordo com ele. 

Afinal, para ter sucesso em qualquer negócio hoje em dia é essencial  pensar no cliente e em como agradá-lo. 

 

Estabeleça o tipo de restaurante

Relacionado ao tópico anterior, é importante decidir também  qual será o tipo de restaurante  que você terá, até porque opção é o que não falta.

Self service, fast foods, à la carte, delivery, rodízio, típicos de um determinado país como restaurantes peruanos, japoneses, mexicanos e por aí vai!

 

Cardápio – menos é mais

Tenha  objetividade ao montar o cardápio , faça algo enxuto. Assim, fica mais fácil para os clientes visualizarem e escolherem o que querem e também gera uma fluidez e agilidade no serviço.

 

Avalie a concorrência

Uma outra ação que vai te ajudar com o sucesso do seu restaurante é  avaliar a concorrência. 

Por exemplo, o que estão fazendo que está dando certo? O que está dando errado? Qual a abordagem e a linguagem que usam com os clientes? Quais os preços e as ofertas? Os principais pratos…?

Dessa forma, você consegue analisar o que está fazendo certo e o que precisa melhorar. É uma ótima maneira de ter ideias e inspirações, inclusive para fazer melhor e superar seus concorrentes.

 

Invista em marketing digital

As pessoas estão na internet diariamente, isso é fato, e, mesmo que seu restaurante seja físico, você pode (e deve) investir em marketing digital.

Por exemplo, você pode ter uma página no Facebook e/ou Instagram para: divulgar promoções, postar fotos de pratos e clientes, dar dicas de gastronomia, tirar dúvidas… enfim, há diversas possibilidades para você explorar.

Além disso, você pode investir em anúncios no Google Ads, ter um site onde as pessoas podem fazer reservas e conhecer mais sobre o restaurante, um blog com informações, dicas e curiosidades sobre a culinária e muito mais!

 

Tenha bons fornecedores

Se você quer ter um restaurante de sucesso, é fundamental pensar em todos os detalhes, inclusive, em  avaliar a concorrência. 

E, neste tópico, pensar em fornecedores responsáveis, que tenham um bom estoque e que trabalhem próximo a sua região é extremamente importante.

Afinal, se o fornecedor não está tão longe de sua região, os custos de transporte são menores, os produtos são mais frescos e naturais e, contribui com o comércio local.

 

Estude

Mesmo que você seja apaixonado (a) por culinária e saiba muito sobre o assunto, não deixe de estudar e aprender novos pratos, novas sobremesas, quais as próximas tendências do mercado…

Assim, seu restaurante estará sempre atualizado e oferecendo o melhor aos clientes!

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