Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Rendimento Escolar do Meu Filho Caiu Com a Pandemia

Veja Dicas Para Melhorar o Processo de Aprendizado do Seu Filho

Diversos foram os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, trazendo impasses desde a área de saúde, até o meio social. Tivemos que reaprender a exercer as atividades do nosso dia a dia, e inúmeras mudanças mudaram por completo a forma como enxergamos o mundo. No que diz respeito às crianças, a pandemia afetou de forma significativa o rendimento escolar dos pequenos. 

Para as crianças, entender a dimensão dos problemas que estamos enfrentando, pode não ser uma tarefa assim tão simples, e por isso, os pais possuem papel fundamental no processo de compreensão dos pequenos sobre os desafios que estamos enfrentando. 

E mais do que isso, precisamos ajudar as crianças a continuarem aprendendo e se desenvolvendo em meio às mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus, garantindo assim, seu processo de aprendizado e desenvolvimento intelectual. 

Você notou que o rendimento escolar do seu filho caiu em decorrer do isolamento social e da impossibilidade de frequentar a sala de aula? Se sim, existem medidas capazes de reduzir o impacto da pandemia sobre o processo de aprendizado do seu pequeno. 

Assim, é importante compreendermos que o desenvolvimento intelectual é fundamental para os pequenos, e que devemos garantir maneiras de auxiliar as crianças a continuarem a aprender, mesmo em meio a este cenário desafiador no qual estamos vivendo. 

Assim, alguns dos principais desafios enfrentados pelas crianças na hora de estudar em casa são: 

  • Dificuldade de separar os momentos de lazer da hora de estudar 
  • Distrações que impossibilitam sua concentração 
  • Dificuldade de entender o porquê é preciso estudar 

Dessa forma, como pais e responsáveis, devemos ajudar as crianças a superarem tais desafios e conseguirem ter um bom rendimento escolar mesmo estudando em casa. Pois as crianças possuem uma elevada capacidade de aprender, e estão constantemente a fazer nova descobertas, e por esse motivo, devemos auxiliá-las em seu processo de aprendizado. 

Rendimento escolar do meu filho caiu com a pandemia

Rendimento escolar

Algumas dicas capazes de auxiliar as crianças, e também os pais e responsáveis, a ter uma boa rotina de estudo em casa são: 

  • Horário de estudo 

Ter um horário pré-definido para o momento de estudar é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de estudo para o seu filho. Assim, estabeleça qual será o horário diário no qual a criança precisará estudar. 

Ressaltamos também que é necessário fazer algumas pausas na hora de estudar, para que seu pequeno, e também os pais ou responsáveis, não fiquem sobrecarregados mentalmente, garantindo assim, um bom processo de aprendizado. 

  • Prepare uma aula para a criança 

Estudar não é somente sobre abrir um livro, ler e realizar as atividades propostas. Tente separar um tempinho para preparar a aula do seu pequeno com antecedência, enriquecendo o processo de aprendizado com aulas práticas, jogos, atividades dinâmicas e conteúdos criativos que estimulem o senso cognitivo da criança. 

Aulas interativa, onde a criança participa ativamente do processo de aprendizado, tendem a surtir efeitos notavelmente superiores quando comparadas às aulas em que os pequenos não participam e não são estimulados a interagir com o conteúdo que está sendo proposto. 

  • Converse 

Se você notou que o seu filho não está conseguindo alcançar um rendimento escolar satisfatório, é importante conversar com ele sobre quais fatores podem estar atrapalhando o seu processo de aprendizado. 

Tente entender se a criança está sentindo falta da dinâmica escolar ou dos coleguinhas, ou se está sendo difícil para ele entender os desafios que a pandemia trouxe aos nossos dias. Pois assim, você será capaz de compreender e tentar encontrar uma solução para os fatores que estão interferindo na aprendizagem do seu filho. 

É muito importante que sejamos pacientes e empáticos para com as crianças, ajudando-as a continuarem a aprender e a se desenvolver apesar de todas as mudanças e situações desafiadoras que estamos vivenciando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat