Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Recuperação Escolar: Como Ajudar Seu Filho a Recuperar As Notas Perdidas

Recuperação Escolar

0 13

A recuperação escolar é um pesadelo para os estudantes e também para toda a família. Por inúmeros motivos, o desempenho acadêmico de um aluno pode não ter sido o suficiente e agora ele terá uma nova chance de recuperar as notas perdidas.

É muito comum que os pequenos e os adolescentes se sintam frustrados e até desacreditados ao ficarem de recuperação escolar.

Mas é importante que os pais e professores os faça entender que esta é mais uma chance que está sendo confiada a ele, e que dessa vez ele poderá fazer melhor.

Recuperação escolar

Os pais devem evitar desmotivar ainda mais seus filhos durante a recuperação escolar.

Apesar de os pais terem o direito de cobrar resultados melhores de seus filhos, ofender seu intelecto não vai ajudar na situação.

Ao contrário disso, sente-se com o seu filho e procure entender o que aconteceu para que seu desempenho escolar tenha tido um resultado abaixo do esperado.

Mostre para o seu filho que ele pode se abrir e confiar em você, e que você está disposto a ajudá-lo a melhorar suas notas.

A conversa com as crianças e adolescentes são importantes para notar fatores que podem atrapalhar seu desempenho acadêmico.

Dentre os fatores de maior risco estão:

  • Bullying;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Sentimento de inferioridade.

Se o seu filho apresentar sinais que indicam algumas das situações citadas acima, é indispensável que você procure a ajuda necessária.

Pois além de prejudicarem o desempenho acadêmico da criança ou adolescentes, os fatores citados acima podem levar a situações mais sérias.

Crianças e jovens que sofrem bullying podem ter seu desempenho acadêmico afetado por conta da situação em que se encontram.

Dentre os principais danos psicológicos provocados pelo bullying podemos destacar:

  • Baixa autoestima
  • Dificuldades sociais
  • Depressão
  • Transtorno de ansiedade
  • Agressividade
  • Isolamento

Melhorando o desempenho acadêmico

Mostre para o seu filho que ainda dá tempo de ele aprender e tirar boas notas.

Você pode incentiva-lo separando um tempinho para estudarem juntos. Ou em outras palavras, aprenda junto com o seu filho.

Mostre através do exemplo que nunca é tarde para aprender, e que sempre podemos ser melhores naquilo que fazemos.

Criar um plano de estudos também pode ajudar de forma significativa os estudos do seu filho, tornando todo o processo mais organizado.

A internet pode ser uma grande aliada na hora de estudar, mas também pode atrapalhar a concentração das crianças e adolescentes.

Então se você notar que seu filho não consegue se concentrar diante do computador, substitua a internet por livros.

Os livros são ótimas ferramentas de estudo e não possuem distrações como a internet.

Por isso, durante a recuperação escolar do seu filho, incentive-o a aprender a usar os livros como grandes aliados do conhecimento.

Fazer simulados e refazer provas anteriores também são ótimas opções para melhorar o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies