Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Reconstrução oral, conheça quais procedimentos ajudam a devolver seu sorriso

reconstrução oralOs dentes são estruturas fundamentais para o funcionamento do organismo. Além da estética proporcionada ao sorriso, eles também são responsáveis pela qualidade do processo digestivo, fala e até respiração. Por isso, se você sofre com problemas nos dentes e até com a ausência dentária, a reconstrução oral pode ser uma solução importante.

Como o próprio nome indica, a reconstrução consiste em técnicas para “construir” e reabilitar a arcada dentária, seja em dentes cariados, quebrados ou até mesmo perdidos.

Muitas pessoas sofrem com problemas dentários ao longo da vida por diferentes motivos. Assim, a perda dentária também pode ocorrer de diferentes formas, como pela fragilidade que a estrutura sofre com o tempo, doenças bucais, traumas ou mesmo decorrente maus hábitos de higiene.

Quando isso ocorre, os dentes podem ser danificados de maneira devagar ou rápida. 

Por exemplo, ao longo da vida pode ocorrer a formação da cárie que progride de modo a afetar toda a dentição. Mais a frente, essas e outras doenças – como a gengivite e periodontite – podem causar o apodrecimento e a queda dos dentes.

A restauração consiste em recuperar o aspecto do sorriso, independentemente do motivo.

 

Cada procedimento de restauração é realizado de um jeito e tem uma complexidade específica e para identificar a necessidade alguns exames podem ser feitos de modo a traçar o melhor planejamento e a ordem dos tratamentos, visto que pode ser necessário realizar mais de um.

 

Na restauração de uma cárie, por exemplo, esse processo é mais simples do que um dente perdido, que deve envolver um implante dentário.

 

Nesse sentido, alguns dos principais motivos que levam as pessoas a procurar por restauração oral são:

 

  • Cáries;
  • Fratura dos dentes;
  • Dentes manchados;
  • Dentes desalinhados;
  • Perda dental.

Quem pode realizar?

Não existem muitas restrições de quem pode buscar uma reconstrução oral. Ou seja, sendo identificada a vontade ou a necessidade, avaliando junto ao dentista a viabilidade e possibilidades, a intervenção especializada pode ser feita.

 

Como dissemos, existem diferentes tipos de reconstruções que podem ser efetuadas e, por isso, é interessante encontrar o profissional mais adequado.

 

Se o seu problema for de formação dos dentes, como dentes tortos, por exemplo, é interessante procurar por um especialista ortodontia para verificar qual a necessidade e se é possível recorrer ao aparelho invisível, por exemplo, para reduzir o impacto estético.

 

Do mesmo modo, o modelo móvel pode ser uma opção viável para o paciente pois há a possibilidade de remoção quando houver necessidade, durante as refeições ou mesmo para a higienização. Contudo o quadro precisa ser avaliado previamente às opções.

 

Dessa maneira, o aparelho dental invisível se apresenta como uma solução até mais interessante que os aparelhos móveis, por exemplo. 

Tipos de procedimentos de recuperação

Na sequência, listamos alguns procedimentos de recuperação que podem ser interessantes em determinadas situações.

  1. Clareamento dos dentes

Um dos problemas que podem acometer os dentes é a formação de manchas na arcada dentária. 

Isso acontece, principalmente, pela falta de hábitos de higiene e pelo abuso no consumo de alimentos que fazem mal para os dentes, além do uso de substâncias como tabaco.

 

Para eliminar esse problema, um processo de reconstrução dentária interessante é o clareamento dental, que consiste em uma técnica de aplicação de gel clareador durante sessões odontológicas ou até mesmo, após a orientação profissional, em casa.

  1. Lente de contato

A tecnologia também é uma forte aliada na aplicação de procedimentos de reconstrução e recuperação dentária. 

 

A lente de contato para os dentes, por exemplo, é um instrumento que pode ser produzido em impressoras 3D, com ampla tecnologia envolvida na sua montagem e funcionamento.

 

Além disso, a lente de contato dental pode se apresentar como uma solução interessante em diferentes momentos e necessidades, como manchas e dimensões dentárias, cobrindo a estrutura natural e proporcionando um sorriso mais branco e alinhado.

  1. Implante

Para finalizar, é importante destacar novamente o implante para os dentes. Esse é um instrumento utilizado para o posicionamento e fixação das próteses dentárias, que são utilizadas justamente para substituir os dentes perdidos.

 

Nesse sentido, é um dos principais procedimentos de recuperação dentária, principalmente quando envolve a perda dos dentes. 

 

Contudo, é preciso ressaltar que o valor de um implante dentário pode ser bastante diverso, dependendo da quantidade de próteses colocadas, como será feita a fixação do implante e até do material utilizado.

 

Por isso, seja para sanar dúvidas ou realizar a avaliação odontológica, é fundamental contar com um profissional especializado e devidamente credenciado para proporcionar um sorriso belo e saudável, ampliando a autoestima.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies