Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Rádio Bate Recorde em Credibilidade e É Ouvido Por 80% da População

Pesquisas Apontam a Consolidação do Rádio Como Mídia de Comunicação

Na última quinta-feira (19), o Grupo Mídia RJ reuniu 17 emissoras do estado do Rio de Janeiro para uma edição do “Mix de Mídia”, onde a Kantar IBOPE Media revelou dados importantes sobre a credibilidade e a popularidade do rádio nos dias de hoje. 

Tendo como base os 13 segmentos regulares da empresa, atualmente, o rádio é ouvido por cerca de 80% da população brasileira, tendo progredido 2% desde a última pesquisa, realizada no ano de 2020.

E não para por aí! A pesquisa ainda apontou que o índice de credibilidade do rádio é de 43%, revelando ainda que 10% da população brasileira ouve o rádio através de plataformas digitais. 

Os dados foram apresentados durante o evento por Giovana Alcântara e Gabriela Vitral, demonstrando dados a respeito do comportamento do público e também do mercado publicitário. Houve ainda um debate composto por Daniella Ferro, representante da Tim, Fernando Morgado, que é consultor e professor e Markus Castanheira, representante da Universal Music. 

O consultor e professor Fernando Morgado refletiu sobre o papel e a importância do rádio em relação a mídias distintas de divulgação, o trecho foi retirado do site ‘Loucos Por Rádio’, confira: 

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”. 

Rádio bate recorde em credibilidade e é ouvido por 80% da população

Rádio

Para o site tudoradio.com, Fernando Morgado ainda ressaltou a importância da distinção entre o aparelho de rádio e do ponto de vista linguístico: 

“O rádio é um meio que se renova há muito tempo e serve de exemplo para as demais mídias. Sendo assim, não há mais espaço para discursos alarmistas quando se trata do futuro do meio. É fundamental investir cada vez mais na capacitação de toda a cadeia produtiva da comunicação, mostrando que o rádio vai muito além do dial e gera resultados das mais diversas formas”. 

Dessa forma, de acordo com dados divulgados pela Kantar IBOPE Media, ao longo de um mês, o rádio é ouvido por 80% da população nas 13 principais regiões metropolitanas, revelando ainda que três, em cada cinco ouvintes, escuta o rádio diariamente, com tempo médio de 4h e 26min. 

Ainda de acordo com a pesquisa: 

  • 71% Dos ouvintes escutam o rádio em casa 
  • 24% Ouvem o rádio no carro 
  • 10% Ouvem o rádio em outras plataformas 
  • 8% Ouvem o rádio durante o trajeto 
  • 2% Ouvem o rádio no trabalho 

A Kantar IBOPE Media também revelou que: 

  • 80% Dos ouvintes ouvem o rádio em um aparelho convencional 
  • 25% Ouvem o rádio através do celular 
  • 4% Ouvem o rádio através de outros aparelhos 
  • 3% Ouvem o rádio através do computador 

Quando comparado ao mesmo período no ano anterior, o índice de ouvintes que ouviam o rádio através do celular era de 23%. Sobre o tempo médio de consumo de rádio via internet, a estimativa é de 2h e 44 minutos. 

Dados com os revelados pela Kantar IBOPE Media revelam a importância social e cultural do rádio, que tem, ao longo dos anos, acompanhado a evolução do público consumidor, fazendo desta evolução, sua própria forma de evoluir, alcançando patamares cada vez mais elevados. 

Isto porque o rádio é uma mídia de comunicação democrática, que tem papel fundamental na transmissão de notícias, trazendo ao seu público entretenimento e informação de uma forma dinâmica e interativa, consolidando-se como a mídia de maior credibilidade no país.

Isso porque o rádio acompanha o seu público em todos os momentos do seu dia, seja em casa, no carro ou no trabalho, o fato é que o rádio está com o público em 100% do seu tempo, demonstrando sua credibilidade e importância como canal de comunicação. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat