Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Projeto de Sinop sobre hanseníase vai para 2º fase do Prêmio nacional APS Forte para o SUS

0 29

O projeto ‘De olho na hanseníase: uma ação de promoção à saúde na busca de melhoria ao acesso em um município da região da Amazônia legal’, desenvolvido em Sinop pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi aprovado na primeira etapa de avaliação do Prêmio APS Forte para o SUS.

Foram 1.294 experiências de todas as regiões do país submetidas ao Ministério da Saúde e à OPAS e, dessas, 135 estavam aptas à concorrer ao prêmio na segunda fase.

De Mato Grosso, apenas o projeto ‘De olho na hanseníase’, de Sinop, e o projeto ‘Teledermatologia’, de Sorriso, foram aprovados. A avaliação final será realizada em outubro e estarão compondo o time de jurados especiais o médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Collucci, Mara Régia, Lígia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira.

Segundo a professora doutora e autora do projeto sinopense, Rosângela Guerino Masochini, as ações são voltadas para o atendimento de pacientes com suspeita de hanseníase. “Por meio de consultas com enfermeiros são realizadas as avaliações dermatoneurologica nos munícipes para, assim, identificar os sinais e sintomas da doença que, caso seja confirmada, receberá o devido tratamento médico”, frisa. O projeto foi implantado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Jacarandás.

O Prêmio APS Forte para o SUS é uma iniciativa da OPAS e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, que objetiva valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies