Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Procedimento Investigatório é aberto contra Vereador Toninho Bernardes

Com as cobranças realizadas na Sessão, e através de um Requerimento, acaba de ser informado ao departamento de Jornalismo da 93FM, a abertura de um procedimento investigatório para analisar o caso envolvendo o parlamentar.

Foi confirmado agora pouco para o Departamento de Jornalismo da Rádio 93FM, a abertura de um procedimento investigatório contra o Vereador Toninho Bernardes (PL), na qual foi preso no ultimo dia 04 de agosto, sobre a acusação  de envolvimento em Agrotóxico contrabandeado de forma internacional.

A confirmação  veio do Vereador e Corregedor Mario Sugizaki (PODE), que informou sobre o procedimento que traz o papel de ouvir o parlamentar através de oitivas, na qual já foram realizadas. Logo após as oitivas, é feito um relatório para definir os próximos passos sobre este caso.

Na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, os ares do legislativo ficaram tensos após o requerimento de uma Advogada, solicitando providências sobre o vereador Acusado, além de falas feitas pelo parlamentar Adenilson Rocha (PSDB), que diz ser “insuficientes as explicações da Mesa Diretora que foram feitas”.

Com a sessão finalizada, foi informada a atitude deste procedimento contra o parlamentar em andamento.

O Requerimento não esperado

Com a data desta segunda-feira(09), uma Advogada Identificada como Janaína Lino Serra da Teixeira, encaminhou um requerimento para Câmara de Vereadores de Sinop, solicitando providências sobre a Prisão do Vereador Toninho Bernardes.

No documento, a advogada inicia dissertando sobre a operação da Polícia Federal denominada “Terra Envenenada”, na qual culminou na prisão de 07 pessoas, sendo uma delas o Parlamentar.

No terceiro paragrafo, a Doutora diz que o fato a deixou assustada bem como outros Sinopenses.

” Fato esse, que me deixou assustada, bem como os demais cidadãos Sinopenses, tendo em vista que nunca na história da cidade um vereador eleito teve o seu gabinete vistoriado/ visitado pela Polícia Federal, através de um mandado de busca e apreensão, e a decretação/cumprimento da prisão temporária de um Vereador, desta urbe.”

A advogada também cita sobre a coletiva dada pelo Delegado Martins, que informou a acusação de Toninho na qual seria responsável por armazenar e distribuir o agrotóxico adulterado. Logo após, a advogada diz que a pena  se aplica ao conceito de DECORO PARLAMENTAR, onde a mesma traz um breve texto explicando o seu conceito.

“Decoro parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade. O decoro parlamentar está descrito no regimento interno de cada casa do Congresso Nacional brasileiro. Este tipo de conduta deve ser adotado por todos os representantes eleitos e espera-se que ela seja exemplar, seguindo as normas morais da sociedade, como a honradez, a decência, a honestidade, etc.”

Em sua explicação atrelada ao conceito de Decoro Parlamentar,  a Doutora questiona sobre a aplicabilidade da pena no caso do Vereador Toninho Bernardes

“Ressalto que tal pedido não visa apurar a culpabilidade do Vereador, que será feito através do devido processo legal em sua esfera de competência, e sim se o mesmo faltou ou não com o Devido Decoro parlamentar, como lhe é exigido no momento da sua Diplomação como um representante do povo.”

Nos parágrafos finais, a advogada vem a requerer a Casa Legislativa na figura do Presidente e do Corregedor, para que tome as  providências sobre este caso.

“Diante dos fatos acima, venho por meio desta REQUERER que esta Casa Legislativa na figura do Sr. PRESIDENTE, e do CORREGEDOR tome as devidas providências LEGAIS (Constituição Federal art. 55. II) e REGIMENTAL e LEI ORGÂNICA DO MUNICIPIO DE SINOP com base no art. 22, II. que se APURE OS FATOS, e caso seja necessário que se aplique as determinações legais.

Não sendo redundante e ou repetitiva, REQUEIRO A APURAÇÃO DOS FATOS CONFORME COMPETENCIA LEGAL QUE ESTA CASA É DETENTORA.”

Finalizando, a mesma solicitou que o requerimento fosse enviado a todos os vereadores para que os mesmos tomem ciência.

O vereador e Presidente da Câmara Élbio Volkweis não se pronunciou sobre o documento entregue, e  informou que ainda esta analisando o requerimento entregue nesta segunda.

 

Acesse e veja o Requerimento da Advogada

 

SINOP: Procedimento Investigatório é aberto contra Vereador Toninho Bernardes
(FOTO: Assessoria)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies