Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Presidente da Câmara assume prefeitura antes do vice e gera tumulto

A cadeira do executivo estaria vaga desde o dia 05 de novembro, após a morte do prefeito, em decorrência da covid-19. De acordo com a mesa diretora, o vice-prefeito não teria comparecido à sede do legislativo, no prazo para tomar posse.

O presidente da Câmara de Vereadores, do município de São Braz do Piauí (PI), José Nilson Ribeiro (Progressistas), assumiu a cadeira de prefeito, que estava vaga desde o último dia 05 de novembro, quando o então prefeito Nilton Cardoso (MDB) faleceu vítima da covid-19.

Ele foi empossado nesta terça-feira (17), após vencer o prazo de 10 dias de vacância do executivo estipulado pela Juíza eleitoral.  foi empossado como prefeito nesta terça-feira (17) em meio a uma polêmica.

A polêmica está sendo gerada em torno da cerimônia, que deu posse ao presidente da casa legislativa ao invés do primeiro sucessor, o vice-prefeito Gilson Braga (MDB). De acordo com a mesa diretora da casa de leis, uma data foi estipulada para que o vice tomasse posse, porém não teria comparecido à sessão solene, no dia 15 de novembro.

O vice-prefeito alega que teria se colocado a disposição para assumir o cargo na segunda-feira (16). Devido ao não comparecimento, a Câmara de vereadores marcou para esta terça-feira (17), a cerimônia de posse ao cargo de prefeito.

A cerimônia contou com a presença de vereadores e lideranças políticas ligadas ao atual vice-prefeito, que questionaram a legitimidade da posse. Gilson também esteve presente no plenário e disse ao Cidade Verde que considera a posse ilegal e afirmou que já acionou a justiça para recorrer e tentar assumir o comando do município.

“É uma questão política, mas já estamos aguardando o posicionamento da justiça”, disse.

José Nilson Ribeiro deve permanecer à frente da Prefeitura de São Braz até o dia 31 de dezembro, quando fará a transição de comando à filha do falecido prefeito, Deborah Cardoso, que assumiu a candidatura do pai nas Eleições 2020 e foi vitoriosa com 57,76% dos votos válidos.

Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, que também fazia parte da chapa, deve continuar como vice-prefeito na próxima gestão. (Com Cidade Verde)

Veja o vídeo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies