Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Prefeito de Sinop cria comissão e não descarta possibilidade de romper contrato

"O contrato de concessão vai ser revisado e reequilibrado, e se não tiver jeito de nos acertarmos, vamos sim, verificar a possibilidade de rescindir o contrato e trocar de empresa” disse o gestor em coletiva.

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, esteve reunido na manhã de hoje (06) com representantes da empresa Concessionária de Água e Esgoto, Águas de Sinop, para protocolar a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores. A entrega do documento conclui a etapa necessária para o Poder Público iniciar as tratativas com a empresa para o reequilíbrio contratual, em busca do resultado efetivo na redução do valor da tarifa no bolso do contribuinte.

A determinação do prefeito é que essas discussões se iniciem imediatamente, com a criação de uma comissão de suporte, formada por representantes da Agência Reguladora (AGER), Poder Público, SEMA, Câmara de Vereadores, Unesin, demais entidades e membros da sociedade civil organizada. Essa comissão vai auxiliar o Poder Público, a Ager e a empresa concessionária, a realizar um estudo sobre o reequilíbrio de contrato, apontando as necessidades de alterações na formatação do documento com a empresa fornecedora de água.

Segundo o prefeito Roberto Dorner, a entrega do Plano para a empresa é a finalização da obrigação do Poder Público, para que possa iniciar imediatamente a discutir valores de tarifas e o reequilíbrio do contrato.

“É um compromisso nosso, de fazer essa revisão, esse reequilíbrio imediatamente. Estamos fazendo isso, porque a população reclama do preço de tarifa e da prestação dos serviços da concessionária, então queremos que, com o apoio dos vereadores, Ager, Sema e entidades, possamos ter essa comissão permanente para tratar do assunto de realinhamento e outros assuntos, para fiscalizarmos juntos todos os trabalhos. O contrato de concessão vai ser revisado e reequilibrado, e se não tiver jeito de nos acertarmos, vamos sim, verificar a possibilidade de rescindir o contrato e trocar de empresa”, explicou o prefeito. A prefeitura também realizou a cedência dos terrenos para a construção dos reservatórios de água, outra pendência que impedia a revisão contratual. Nos dois casos, os projetos foram aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores.

O Diretor Executivo da Águas de Sinop, Leonardo Menna, avalia como um importante dia para a concessionária, um divisor de águas.

“Um momento importante pra construir esse realinhamento do contrato, que tanto interessa a todos. A empresa está de portas abertas pra discutir. A partir desse momento, vamos analisar o Plano Municipal de Saneamento, e com o chamado do poder concedente, discutir os pontos que incomodam. Precisamos chegar num consenso que seja bom pra concessionária, poder concedente e população”, pontuou. 

“Uma das bases líquidas e certas é o reequilíbrio contratual. Então a iniciativa do prefeito foi inteligente e necessária para que a partir do Plano de Saneamento, que era uma determinação legal, ser agora o pontapé inicial para o reequilíbrio. O próximo passo agora é fazer um estudo dos pontos em desequilíbrio. Coloca-se na conta tudo que foi investido, tudo que a prefeitura entregou e chega-se em um ajuste das contas pra tomar decisão para novas cláusulas. Esse estudo é conduzido pela Ager, após os apontamentos da prefeitura, da Concessionaria e dessa comissão a ser formada”, destacou a diretora da Ager Sinop, Márcia Lopes.

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies