Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

”Preço da carne irá se manter assim”, afirma presidente de sindicato

Uma comissão foi criada para fortalecer as ações de prevenção ao vírus da peste suína africana.

0 24

O consumo da carne no Brasil é alto, também pelo fato de ser um dos países com maior produção de carne bovina do mundo. Aquele churrasco de domingo é até confundido com a mesa do dia a dia do brasileiro. Porém, para que os apreciadores da boa proteína possam satisfazer os seus desejos, é necessário pagar por ela.

Muitos consumidores reclamam do aumento do preço da carne nos supermercados, mas isso se deve à alguns fatores que muita gente desconhece. Um dos fatores pode ser as festividades do fim de ano, pois quando aumenta a procura, o preço pode subir.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, o aumento no preço da carne se deve à uma somatória de fatores e a redução de matrizes

“Primeiro houve uma redução de matrizes, o pecuarista abateu matrizes em função do baixo preço que a carne tinha há poucos meses atrás. Então reduzindo matriz, reduz oferta de bezerro e o que o abate de matriz que ocorreu lá atras a gente ta pagando hoje”, e para concluir Ilson disse

“Mas eu quero dizer assim que o preço ainda não está em patamares que estava anos atrás em 2.000, 2009. Se pegar a correlação da carne com o preço da arroba do boi hoje, com o salário mínimo, com preço do óleo dísel, com o preço do arame liso, com o preço do sal mineral, a carne tem que subir mais pra equiparar com esses preços”

A exportação também pode ser um outro fator que poderia ter afetado esse aumento no preço da carne no Brasil, ainda segundo o presidente do sindicato

“Abriu-se exportação para a Russia, pra Arábia Saudita e pra China que teve aquele problema muito sério de peste suína que abateu 40% do rebanho de suínos da china e era a principal fonte de proteína animal deles, e eles passaram a consumir a carne bovina e o Brasil é um grande produtor”, finalizou Redivo.

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), uma comissão foi criada para fortalecer as ações de prevenção ao vírus da peste suína africana (PSA), a Comissão PSA. A comissão foi instituída por meio da Portaria 273, assinada pela ministra Tereza Cristina.

Diversas ações devem ser tomadas após a primeira reunião que está prevista para dezembro, afim de definir reforços necessários para intensificar a prevenção, principalmente nos pontos de ingresso de bagagens e equipamentos, além de estipular ações para incentivar a participação da sociedade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies