Portal 93
Com você onde você for.

Pré-candidatos ao governo ‘patinam’ na escolha do vice

Com o calendário eleitoral avançando para a fase decisiva, apenas o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) conduziu sondagens internas que apontam para nomes preferenciais.

A sete dias das convenções partidárias, a escolha do vice do pivetta permanece indefinida: Pivetta já testou nomes em pesquisa qualitativa, mas outros pré-candidatos ainda buscam perfil e apoio para fechar a chapa.

Com o calendário eleitoral avançando para a fase decisiva, apenas o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) conduziu sondagens internas que apontam para nomes preferenciais.

Os demais pré-candidatos ao governo do Estado  os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União), e a médica Natasha Slhessarenko (PSD) ainda não definiram um perfil consolidado para a vice-presidência da chapa.

Interesse: quem aparece nas pesquisas de Pivetta

A reportagem apurou que pesquisas qualitativas conduzidas pelo entorno do governador indicam maior aceitação para o deputado federal Fábio Garcia (União). Segundo interlocutores, Garcia se destaca por ligação política com o grupo do ex-governador Mauro Mendes e por base de apoio fortalecida durante sua atuação como secretário-chefe da Casa Civil.

Na avaliação de um integrante do grupo governista, que pediu anonimato, “a pesquisa qualitativa em que nomes foram testados mostrou que o deputado Fábio Garcia é bem aceito como vice do governador Pivetta. É do mesmo grupo, tem uma identidade ligada ao grupo e do ex-governador Mauro Mendes (União) e é jovem e da Cuiabania. Então ele vem se saindo bem como possível vice”.

Outras opções internas

Além de Garcia, aparecem como alternativas as suplentes Gisela Simona (União) e Margareth Buzetti (PP). A possibilidade de indicação por partidos aliados também está em análise: o Podemos pode apontar o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, enquanto o PL mantém uma postura mais cautelosa, em razão de decisões nacionais envolvendo o apoio à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.

Desejo: força política e implicações eleitorais

Fábio Garcia reúne capital político acumulado ao longo de quase três anos à frente da Casa Civil, onde, segundo avaliadores, ampliou a base de apoio entre prefeitos ao atuar diretamente em demandas municipais. A aceitação de Garcia como vice do pivetta é atribuída tanto a essa atuação quanto à afinidade com a base política do ex-governador Mauro Mendes.

Outro fator que pesa é a disputa por vagas na Câmara Federal: a presença de Virgínia Mendes (União) na corrida pela Câmara torna improvável que Mauro Mendes tenha dois nomes competindo diretamente nas mesmas frentes, o que influencia eventuais combinações para composição de chapa.

Possibilidades do PL e nomes ventilados

O Republicanos condiciona o apoio a Flávio Bolsonaro já no primeiro turno a indicações recíprocas em alguns estados; se o PL aceitar, o Republicanos poderia retirar candidatura própria e indicar o vice. Entre nomes citados recentemente estão vereadoras como Katiúscia Mantelli e Dra. Mara (Cuiabá) e Gisa Barros (Várzea Grande). Um nome que aparece como desejado por Pivetta seria Samantha Iris (PL), primeira-dama de Cuiabá.

Em outro cenário, o empresário Marcelo Maluf (Novo), que já foi mencionado como pré-candidato ao governo, poderia compor como vice em chapas encabeçadas por outros postulantes, caso haja acordos regionais.

Ação: prazo, próximos passos e considerações

Faltando uma semana para o início das convenções partidárias, as lideranças têm prazo curto para consolidar acordos. As decisões dependerão de pesquisas internas, negociações com siglas como Podemos e PL e definições nacionais que podem alterar indicações locais.

O cenário permanece dinâmico: embora o nome de Fábio Garcia surja com vantagem nas sondagens de Pivetta, outros caminhos seguem plausíveis até a formalização das chapas.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies