Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Polícia conclui inquérito sobre a morte de adolescente em Cuiabá

Conforme o inquérito, a adolescente que disparou contra a amiga responderá por ato infracional análogo a homicídio doloso, quando há a intenção. Três adultos também foram indiciados, veja os crimes.

A Polícia Judiciária Civil concluiu o inquérito das investigações, sobre a morte da adolescente Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, ocorrido em Cuiabá. A conclusão foi possível através da Delegacia Especializada do Adolescente de Cuiabá (DEA) e Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Foram indiciados três adultos pelos crimes de omissão de cautela na guarda de arma de fogo, posse de arma de fogo; homicídio culposo, entregar arma a adolescente e fraude processual. Já a adolescente que fez o disparo responderá por ato infracional análogo a homicídio doloso, quando há a intenção.

Conforme a Polícia Civil, o adolescente que levou as armas à casa onde ocorreu a morte, também responderá por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo.Os adultos foram investigados pela Deddica. Já as responsabilidades relacionadas aos adolescentes foram apuradas pela DEA.

Inquérito conclui que tiro que matou adolescente em Cuiabá foi intencional
A Polícia Civil realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (2). (Foto: Reprodução / PJC-MT))

O inquérito foi presidido pelos delegados Wagner Bassi, da DEA e Francisco Kunze, da Deddica, e reuniu mais de mil páginas em oito volumes de documentos com depoimentos, imagens, relatórios de análises de aparelhos celulares e laudos periciais.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (02), a Polícia Civil e a Politec apresentaram os resultados da investigação e das perícias realizadas para esclarecer o crime, ocorrido em uma residência no condomínio Alphaville, no dia 12 de julho deste ano, em Cuiabá.

Inquérito conclui que tiro que matou adolescente em Cuiabá foi intencional
A mãe da adolescente que fez o disparo foi indiciada por omissão de cautela na guarda de arma de fogo. (Foto: Reprodução / PJC MT)

Os autos de apuração dos atos infracionais foram encaminhados à Vara da Infância e Juventude da Capital. O inquérito policial que apurou a conduta dos adultos foi encaminhado à Justiça comum. Em ambos os casos, a Justiça encaminhará ao Ministério Público Estadual para as providências pertinentes.

Inquérito conclui que tiro que matou adolescente em Cuiabá foi intencional
As duas adolescentes ficaram no banheiro pelo período de 1 minuto e 18 segundos, intervalo temporal em que ocorreu o disparo. (Foto: Reprodução / PJC-MT)

 

 

Condutas

Todo o conjunto probatório reunido – imagens de vídeo, laudos periciais produzidos (necropsia, local de crime, confronto balístico, reprodução simulada, roupas aprendidas, imagens coletadas e de áudio e vídeos), depoimentos, relatórios de aparelhos de telefonia celular, relatório de vídeos e imagens, entre outros atos investigatórios – levou o delegado Wagner Bassi à convicção de que a adolescente que fez o disparo, no mínimo, assumiu o risco pela produção do resultado morte, pelo fato de que era devidamente capacitada para uso de armas de fogo, bem como nas regras e técnicas de segurança do armamento, tendo plena condição de saber se a arma estava ou não municiada.

Além disso, a forma como ocorreu o disparo, a 1,44 metro de altura e a 20-30 centímetros do rosto da vítima, com acionamento do gatilho pela adolescente, confirmam a tipificação do ato infracional. Por fim, a versão da adolescente não é compatível com o conjunto dos elementos probatórios e laudos periciais. (Com Raquel Teixeira / Assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies