Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Para melhorar atendimentos nas UBS’s, prefeitura fecha parceria com UFMT

A Secretaria Municipal de Saúde fechou uma nova parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no intuito de melhorar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com secretário Gerson Danzer, esta ação busca, junto com outras providências que já estão sendo aplicadas na Atenção Básica, reformular as estratégias de acolhimento à comunidade e, com isso, ofertar aos cidadãos melhorias e mais atendimentos.

“Estamos trabalhando para encontrar toda e qualquer falha que, por ventura, existam dentro das unidades. Também, estamos abertos para reformular completamente nossas formas, dinâmicas de atuação, por exemplo, caso necessário. Mas tudo dentro das diretrizes instituídas pelo Ministério da Saúde. Nosso intuito é humanizar os atendimentos e para que isso aconteça vamos estudar a nossa situação, para poder por em prática, de forma assertiva, novos métodos de trabalho”, declara o secretário.

As atividades iniciam nesta segunda-feira (06), por meio, de um estudo científico que será realizado pela equipe interdisciplinar da Universidade – pelos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e administração/gestão – para minimizar os processos de atendimento e capacitar os enfermeiros chefes e recepcionistas das UBS’s para que, desta forma, a gestão atual possa ofertar o melhor atendimento possível à população sinopense.

Segundo o professor e coordenador da Célula de Inovação, Gestão e Estratégia da UFMT, Urandir João Rodrigues Junior, o trabalho a ser desenvolvido por toda a equipe pode trazer resultados de grande relevância para o município. “A ideia é aperfeiçoar os atendimentos e inovar os fluxos de processos dentro das UBS’s e, para isso, vamos inicialmente realizar diagnósticos sobre as unidades, no intuito de averiguar onde há os gargalos no acolhimento da comunidade e também ver se é possível aumentar a eficiência dos trabalhos já desenvolvidos, objetivando melhorias e mais qualidade dos atendimentos, sem que haja a necessidade de aplicar mais investimentos.

As equipes da UFMT estarão percorrendo, por volta de duas vezes por semana, as UBS’s Maria Vindilia II, Oliveiras, Boa Esperança, Botânico, Violetas e Paraíso. As unidades foram escolhidas para serem estudadas devido à diversidade de público e estratégias dentro de cada uma. Ao término da ação, os estudantes apresentarão à Secretaria Municipal de Saúde uma estratégia padrão a ser aplicada em todas as unidades. O estudo tem o prazo de 60 a 90 dias para ser concluído. Após o término, os profissionais de saúde receberão capacitações para se adequarem às novas condutas. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies