Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Os cuidados tomados por militares do Corpo de Bombeiros durante a pandemia

Com ocorrências diárias, os cuidados estão sendo redobrados pelos militares do Corpo de Bombeiros, diminuindo os riscos de contaminação do novo coronavírus.

Diante de um cenário de calamidade, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os militares do Corpo de Bombeiros de Sinop estão tendo que tomar os devidos cuidados em relação ao contágio da doença, já que precisam lidar diariamente com ocorrências, socorrendo vidas na cidade.

Os cuidados vão desde a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), até a sanitização de viaturas utilizadas em ocorrências diárias. As orientações e recomendações do Ministério da Saúde, assim como da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estão sendo seguidas de forma rigorosa pelos militares.

Em entrevista à 93 FM, o Tenente Coronel Jean, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sinop, relatou que as viaturas são utilizadas exclusivamente para atendimento das ocorrências da cidade e, somente em casos emergenciais, podem ser úteis para o transporte de pessoas com covid-19.

“Transporte de Covid é de responsabilidade da Prefeitura. Somente em caso emergencial mesmo, onde a prefeitura não tenha condição, mas as nossas viaturas são específicas para fazer o atendimento da população de ocorrências do dia-a-dia”, disse Jean.

Os cuidados tomados por militares do Corpo de Bombeiros durante a pandemia
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), estão sendo doados aos Bombeiros pela UFMT. (Foto: Kaliu Menezes / TV Cidade Verde)

Conforme o Ten. Cel., a utilização dos equipamentos de proteção individual já era feita pelos militares, mas com a pandemia, essa utilização passou a ser mais cuidadosa e rigorosa. O Corpo de Bombeiros ainda realiza parceria com outras entidades, afim de combater o contágio do novo coronavírus.

“O uso de equipamentos de proteção individual é constante, e passou a ser mais rigoroso. Logicamente, apesar de todos os cuidados, os militares ainda correm o risco de se contaminarem, durante uma ocorrência e também durante seu período de folga. Então a gente tem tomado alguns cuidados, feito algumas parcerias”

As viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Sinop passam por procedimentos de higienização, afim de desinfectar possíveis vírus ou bactérias no interior do veículo.

“Toda ocorrência que realizamos, é feita uma assepsia de forma minuciosa, com objetivo de eliminar as bactérias e os vírus de um possível atendimento, para evitar uma possível contaminação de outros pacientes“, disse o comandante.

Os cuidados tomados por militares do Corpo de Bombeiros durante a pandemia
O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Sinop registrou um caso com covid-19, orientando o militar a ficar em isolamento domiciliar. (Foto: Marcelo Jhonnes / 93 FM)

Com a parceria feita entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os militares recebem vários produtos que podem ser utilizados como EPIs, viseiras, óculos de proteção, máscaras e luvas de procedimento.

“Infelizmente agora a gente tá com um militar que testou positivo, mas graças a Deus ele está bem, isolado em sua residência. E todos aqueles militares que tiveram contato com ele diretamente, também realizaram o teste e deu negativo, então somente essa baixa”, disse o militar.

Entre os servidores da corporação, alguns apresentaram sintomas gripais, sendo orientados a permanecerem em isolamento domiciliar, para evitar transtorno maior. A imunidade baixa pode apresentar um risco maior para que uma pessoa possa ser contaminada, por este motivo, os de sintomas gripais ficam em casa.

Alguns especialistas em atendimento com produtos perigosos, do Corpo de Bombeiros de Sinop, estão realizando a desinfecção biológica de repartições públicas e autarquias, sendo já concluído a descontaminação da Usina e delegacia de Polícia Civil de Sinop, diminuindo o risco de contaminação. (Com informações de Ednaldo Lobo)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies