Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Operação de combate a incêndios é deflagrada em Sinop e outras cidades no norte

0 49

A operação “Abafa Amazônia”, de combate aos incêndios da região médio norte de Mato Grosso, foi deflagrada na tarde desta segunda-feira (19), na Base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em Sorriso. Além dessa cidade, a ação também vai percorrer Sinop, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia.

Conforme o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel da Polícia Militar, Victor Fortes, visa o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais e incêndios. “A proposta é que durante o período proibitivo de queimadas tenha outras ações, e também intensificar a fiscalizaçaõ ao combate às queimadas ilegais”, menciona.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro, no entanto, De acordo com o comandante Giovani Eggers, do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a operação vai até o dia 28 de agosto. “Esperamos que nós consigamos fazer uma operação integrada e que o Corpo de Bombeiros, assim como as demais agênciasse multipliquem, sejam elas na responsabilização dos incêndios nas áreas rurais, que mesmo nesse período de proibição, infelizmente ainda acontecem”.

Durante os dois meses proibitivos, é ilegal o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005. Já no perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano.

Uma outra ação de combate aos incêndio foi instalada na Sesp no mês de julho. É o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman). A unidade vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies