Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mutirão de limpeza retira 80 toneladas de lixo do rio Teles Pires

O objetivo do mutirão é garantir a preservação do maior rio da região, e conscientizar a população para este cuidado. Saiba mais...

0 80

Terminou neste domingo (14) a 10ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires, um dos maiores eventos de preservação ambiental do Brasil. De acordo com os organizadores foram retiradas aproximadamente 80 toneladas de lixo, sendo a metade em Alta Floresta e o restante, cerca de 40 toneladas, nos municípios de Paranaíta e Carlinda. Todo o lixo retirado do rio Teles Pires  foi destinado para a reciclagem.

Este o mutirão retirou lixo em um trecho de aproximadamente 200 quilômetros de extensão em três etapas. Na primeira etapa as equipes navegaram por aproximadamente 40 quilômetros entre a balsa da Quarta Oeste e a Balsa da Quarta Leste, em Alta Floresta.

Já na segunda etapa as embarcações recolheram o lixo em um percurso compreendido entre balsa da Quarta Oeste passando pela balsa do cajueiro e chegando ao alagado da Usina Hidrelétrica Teles Pires.

Na terceira etapa o percurso navegado pelos voluntários foi entre a ponte do Rio Teles Pires, na divisa dos municípios de Carlinda e Nova Canaã do Norte, até o Porto de Areia, em Alta Floresta.

O objetivo do evento é garantir a preservação do maior rio da região, que é o Teles Pires e conscientizar a população para este cuidado.

João Lopes de Araújo, popular Bisteca, idealizador do evento e morador ribeirinho do Porto de Areia há 33 anos, cobra da população o cuidado com o rio.

“Esse ano foi a mesma coisa do ano passado, deu um raio de lixo de novo, não diminuiu, então, o lixo continua a mesma coisa (SIC). Os donos de ilhas teriam que levar o lixo”, sugere.

O Capitão dos Portos de Mato Grosso, Capitão de Fragatas Alessandro Lopes Fajard Oliveira, parabenizou o evento por ter como principal objetivo conscientizar sobre a importância da destinação correta do lixo.

“A Marinha do Brasil acredita na importância de um evento como esse, visto que ele tem como propósito principal a conscientização para que o lixo efetivamente seja destinado de forma correta e os nossos rios e lagos não sejam a destinação final desses itens que devem ser destinados corretamente, e a importância do mutirão é para mostrar e tentar conscientizar a população dessa importância”, avaliou.

O senador Carlos Fávaro ficou encantado com a grandeza do evento e parabenizou o mutirão.

“Esse movimento lindo de preservar o meio ambiente, de conscientizar, de mostrar que Alta Floresta sabe respeitar o meio ambiente, por isso, fiz questão de estar presente nesse evento para mostrar que devemos fazer isso por todo o Estado de Mato Grosso, em todos os municípios. Ao fazer essa limpeza há 10 anos você está deixando o meio ambiente preparado para o futuro, então, parabéns a todos os voluntários que se dedicam. Fiquei muito feliz e vou estar, na medida do possível, incentivando e ajudando da forma que for necessário para que isso continue por mais 10, por mais 20 anos”, disse.

Deputado federal Neri Geller também destacou a importância da preservação do rio Teles Pires.

“Isso é importante para mostrar para a sociedade o quanto é importante a preservação, é importante agente cuidar do meio ambiente e ações como essa ajudam e ensinam até a não deixar esse lixo nos grandes mananciais de água”, observou.

(Com Prefeitura de Alta Floresta)

Leia também- Deputado E Esposa São Internados Em UTI Com Covid-19

Acompanhe essa e outras informações no Jornal da 93FM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies