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5 motivos para manter o blog do seu site de turismo sempre em dia

5 motivos para manter o blog do seu site de turismo sempre em dia

A publicidade digital atinge degraus cada vez mais altos quando aplica o marketing de conteúdo em estratégias e campanhas de divulgação da marca, de produtos e de serviços. 

As mais diferentes empresas, nos mais variados segmentos, se fortalecem e recebem o retorno de leads, como são denominados os potenciais clientes. 

Isso significa maior volume de negócios e, consequentemente, mais lucro.

O setor de turismo e viagens não é diferente, e tem se adaptado muito bem ao mundo digital, visando aumentar o reconhecimento de marca e alcançar o maior número de clientes possível. 

A verdade é que a internet revolucionou a forma como a sociedade consome informações e, até mesmo, como as pessoas se comunicam entre si. Mesmo que em alguns momentos seja necessário fazer a automatização industrial para trabalhar melhorias.

Basta olhar ao redor e observar o quanto a tecnologia evolui em todas as áreas, com possibilidades infinitas de enriquecer o marketing de conteúdo, utilizando ferramentas digitais como:

  • Blogs de viagem e gastronomia;
  • Fotografias de 360º;
  • Realidade aumentada;
  • Turismo imersivo virtual.

Todos esses elementos modernos, entre tantos que surgem com o passar do tempo, estão mudando de forma significativa como as empresas têm abordado o tema de turismo, as viagens, as acomodações e tudo que envolve desde um passeio simples à lua de mel dos sonhos. 

Para o setor de turismo, enfim, a internet permite disponibilizar ofertas e promoções de cruzeiros marítimos, hotéis, pousadas e resorts que podem alcançar um maior número de viajantes em potencial, além da publicidade tradicional.

É possível identificar os números de investimento necessário, por meio de contratação de assinatura digital como fazer do serviço que se adequam a fornecedores e parceiros comerciais, necessário em qualquer tipo de negócio.

A seguir serão apresentados diferentes argumentos e resoluções que mostram como o marketing de conteúdo, dentro de campanhas publicitárias digitais, mudou a forma de entrar em contato com o cliente, e aumentar a eficiência no mundo dos negócios no setor de turismo.

O setor de viagens e turismo no século XXI

Viajar nos tempos atuais é totalmente diferente quando comparado com até poucos anos atrás. Ainda no final do século XX, as pessoas precisavam planejar uma viagem em família para qualquer lugar, mas em vez da empolgação, via-se estresse e cansaço antecipado.

A partir do século XXI, e de forma determinante a partir da década de 2010, o mundo digital transformou o mundo, assim como o despachante online, tornando muitos processos mais fáceis. 

Agora, é possível resolver determinados problemas com alguns cliques na frente de um computador, ou mesmo na palma da mão, com um tablet ou um celular smartphone.

Com a chegada da Era Digital, a importância do marketing de conteúdo em formatos virtuais tomou proporções gigantescas, e as empresas do setor de turismo não deixaram escapar nenhuma oportunidade.

Ao se posicionar nos ambientes online, as agências de viagem podem implementar diferentes ações para se tornarem conhecidas pelo público, utilizando ferramentas de acesso remoto para clientes verificarem passagens, traslados, locação de veículos, entre outros serviços, assim como um despachante florianopolis, por exemplo.

É possível alcançar qualquer pessoa no mundo, literalmente, e oferecer passeios divertidos e culturais, esportivos e familiares, sozinhos ou em grupo. 

Na verdade, a influência tem como princípio o marketing digital, que permite atravessar fronteiras e proporciona às empresas que trabalham no setor de turismo a possibilidade de atrair pessoas de todo lugar e levá-las para diferentes locais para poder visitar. 

Em se tratando do mundo dos negócios, o setor de viagem e turismo foi uma das primeiras que foram afetadas, conforme o mundo foi migrando para a realidade virtual. 

O melhor momento para entrar em ação foi desde o princípio, propondo estratégias e soluções para que os clientes pudessem ter uma viagem bem-sucedida e uma experiência que valesse o retorno por mais vezes. 

A disponibilização de brindes ou cortesias, como curso nr 10 para companhias aéreas, redes de hotéis e outros elementos do setor de turismo apenas confirmam a necessidade de publicidade nos mais variados modelos. 

Dessa forma, as empresas que melhor se estabeleceram no ambiente virtual, e aplicaram o marketing digital de maneira apropriada em conjunto com o tradicional, conseguiram se estabilizar e criar uma carteira de clientes duradoura. 

O marketing digital, e todas as estratégias no entorno, que abordam desde o inbound marketing, ou seja, a forma como atrair os leads, até a fidelização de fato, se tornou um guia para que os viajantes tenham a melhor experiência durante toda a viagem, do planejamento ao retorno. 

Assim, o site mantém a base de seguidores e atrai mais pessoas, assim como os viajantes conseguem ter experiências de mais valor nos destinos.

Marketing de conteúdo como estratégia completa

Como pode-se perceber, a concorrência é acirrada quando se trata da indústria do turismo, tanto para agências quanto para operadores e provedores de atividades recreativas. Os viajantes estão mais experientes e o mercado passa por um crescimento exponencial. 

Há uma infinidade de sites de avaliação à disposição dos leads, além de blogs e canais de vídeo focados nesse nicho, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em diferentes ferramentas que estão à disposição de empresas que trabalham na área de viagem e turismo. 

Portanto, vale destacar 5 motivos, ou dicas, para manter o blog de turismo em evidência, entre outras mídias que podem ser utilizadas para a divulgação de passeios, atividades culturais e esportivas, entre outros modelos de entretenimento voltado para um público que só cresce.

1. Entenda o que o cliente precisa

Essa é uma regra simples, mas que muitas empresas relacionadas ao turismo ignoram e não conseguem ganhar força dentro de um planejamento utilizando o marketing de conteúdo.

A empresa deve reunir toda a equipe de trabalho e imaginar o cliente ideal. Isso pode ser feito a partir de perguntas básicas, como:

  • Quem é ele ou ela?
  • De onde vem?
  • Qual a idade?
  • O que ele precisa?
  • Onde procuram informações?
  • Quais as dificuldades?
  • Quais os hobbies?

Ao reunir todas as informações é possível criar ao menos 3 personas de consumidor, transformando em representações fictícias dos clientes ideais e que podem ser atendidos a qualquer momento, o que facilita a criação de conteúdos e de campanhas de divulgação.

A própria internet disponibiliza ferramentas que ajudam as empresas a cumprir essa tarefa. É possível utilizar palavras-chave para colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca das plataformas digitais de pesquisa. 

2. Aborde os pontos que podem ser um problema

Seguindo o resultado da pesquisa para detectar a persona ideal, é preciso determinar quais são os obstáculos que os leads podem enfrentar quando se trata de reservas de hotéis, passeios e outras atividades recreativas. 

Será que eles precisam de um espaço com livros e quartos individualizados? Eles estão perdendo alguma informação sobre o destino? É como se fosse um estudo que empresas fabricantes de máquinas e equipamentos industriais precisam fazer para vender aos seus fornecedores.

Tome nota de todas as informações pertinentes e encontre uma solução adequada, apresentando-a em um artigo no blog de turismo, por exemplo um material sobre a segurança das cidades turísticas, as atrações para adultos, crianças e idosos, bem como sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência física.

A partir de então, é preciso promover a postagem do blog nas redes sociais e em boletins informativos, que podem ser enviados via e-mail marketing. Essa é a potência do marketing de conteúdo, vincular os canais e estreitar a relação com os consumidores.

3. Desenvolva um plano perfeito

Quando se trata de um blog destinado a turistas, é preciso manter um calendário de conteúdo, para que os assuntos se mantenham consistentes e relevantes para o público-alvo. 

A responsabilidade sobre esse assunto é alta, pois ele deve ser atualizado constantemente, para acompanhar o desenvolvimento do número de visitantes, e como isso converte um lead em cliente.

Nesse caso, a internet também possui diversas ferramentas à disposição, que podem ser acessadas de forma gratuita, ou paga, mas com mais possibilidades de trabalho.

4. Fique de olho na concorrência

Estar atento ao que os concorrentes estão publicando e divulgando torna possível entender se a própria empresa está no caminho correto. 

Vale a pena experimentar postagens de cunho similar, mas é preciso manter-se fiel à própria marca e os pontos de venda, bem como ao perfil do seu consumidor, de fazer a diferença no mundo dos negócios com a ajuda do marketing de conteúdo.

Lembre-se que os conteúdos precisam ser nicos e expressar os valores da sua marca, mesmo que dentro de um tema similar aos concorrentes;

5. Aproveite o conteúdo gerado pelo cliente

Caso seja necessário fazer a impressão de adesivos personalizados, tenha também em forma digitalizada, para que eles possam ser distribuídos no mundo virtual e serem aplicados em mochilas, malas e outros acessórios utilizados em viagem.

OBS: Tal ato é algo comum em empresas, como por exemplo uma fabricante de amaciante.

Os selos de verificação de clientes fidelizados são uma tendência nas redes sociais, e isso pode ser importante para sinalizar aqueles que são ativos e mantêm uma interação com a empresa.

Assim, tudo que ele produz e é interessante como marketing de conteúdo, pode ser compartilhado nas redes sociais e sites da empresa, desde que tenha a autorização.

Conclusão

O marketing de conteúdo e empresas voltadas para o setor de turismo se misturam, pois provoca sensações visuais e reações emocionais, transformando toda a experiência em algo único e pessoal. 

Seguindo as dicas apontadas anteriormente, é possível melhorar o planejamento de marketing de conteúdo, ganhar reconhecimento e autoridade da marca, e aumentar a receita financeira e o lucro obtido.

Como última dica, vale reforçar que toda empresa, e cada pessoa envolvida no setor de viagem e turismo, deve ser consistente e persistente. 

Não adianta escrever um artigo fantástico para o blog em uma semana, e depois se esquecer e não postar nada em 2 meses. Isso afasta o interesse dos leads, entre eles o médico que precisa de um aparelho de endoscopia, que foram fisgados na primeira postagem. 

Coloque o planejamento em dia e utilize um calendário editorial para fazer as atividades de forma concreta, de modo a colher todos os frutos do sucesso continuamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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