Portal 93
Com você onde você for.

Morte por meningite em MT não tem vínculo com surtos, esclarece Saúde de Sorriso

A paciente morava na Comunidade Morocó e estava internada em uma unidade hospitalar em Lucas do Rio Verde, onde o óbito foi registrado no dia 19 de março.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso confirmou, nesta sexta-feira (24), a morte de uma mulher de 40 anos em decorrência de meningite.

A paciente morava na Comunidade Morocó e estava internada em uma unidade hospitalar em Lucas do Rio Verde, onde o óbito foi registrado no dia 19 de março.

Camara 22814/2026

Após a confirmação, a Vigilância Epidemiológica realizou uma análise técnica do caso e informou que se trata de uma ocorrência isolada. De acordo com o órgão, não há relação entre essa morte e os casos recentes registrados em Sorriso e Sinop, afastando, neste momento, a hipótese de ligação com possíveis surtos na região.

Ainda assim, o cenário acende um alerta para a importância da vacinação. A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é a principal forma de prevenir casos graves da doença.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas que protegem contra diferentes tipos da bactéria causadora da meningite, como a Meningocócica C, ACWY, Pneumocócica e a BCG.

As autoridades orientam que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes atualizada. O esquema vacinal prevê doses para bebês aos 3, 5 e 12 meses, além de reforço para adolescentes entre 11 e 14 anos, com aplicação gratuita nas unidades básicas de saúde.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies