Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Menina de 10 anos morre após receber descarga elétrica

Durante um temporal, um raio acabou atingindo uma menina de 10 anos que acabou morrendo no município de Brasnorte (410 km de Sinop), no último domingo (03).

Durante um temporal, um raio acabou atingindo uma menina de 10 anos que acabou morrendo no município de Brasnorte (410 km de Sinop), no último domingo (03). Segundo familiares, o tempo se fechou em horário de almoço, enquanto a menina e o pai estavam estendendo roupas no varal da área da residência.

Máquina de lavar roupas
Maquina de lavar roupas, onde a menina estava próxima no momento da descarga elétrica. (Foto: arquivo pessoal)

No local, havia uma máquina de lavar roupas, que estava ligada no momento da descarga elétrica. As informações são de que o pai e a filha foram atingidos pelo raio, deixando-os gravimente feridos, caindo no local.

Após ouvirem um barulho estrondoso, a mãe Lindnalva e o outro filho saíram para ver o que era e se depararam com a cena de pai e filha caídos no chao. Os integrantes e vizinhos da família acionaram o SAMU, para socorrer as vítimas.

A vítima fatal da descarga elétrica é Paula Vitória Hippler dos Santos, e seu pai Vilmar Hippler ainda está internado no hospital, e o seu quadro de saúde é estável. Segundo uma vizinha, a pequena Paula Vitória não apresentava sinais vitais no momento em que foi encontrada no chão. (Redação 93 FM com colaboração de Rede TV Brasnorte).

Paula Vitória, vítima de descarga elétrica em Brasnorte.
Paula Vitória Hippler dos Santos, atingida por raio em Brasnorte. (Foto: Arquivo pessoal)

As condições que facilitam a formação de raios são o aumento das temperaturas e da umidade relativa do ar, que são típicos da estação verão no Brasil. Época que aumento o número de óbitos e acidentes causados por este tipo de descarga elétrica.

O Brasil, com seu clima tropical, é o país com a maior incidência deste fenômeno natural: a cada 50 mortes por raio no mundo, uma acontece em território brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As estatísticas mostram que entre os anos de 2000 a 2009, ocorreram 1321 mortes por raio, media de 132/ano no Brasil.

Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).

O óbito ocorre em 30% dos casos de pessoas atingidas por raios, sendo a maior parte por parada cardíaca e respiratória. Já as sequelas permanentes estão presentes em mais de 70% das pessoas. A maioria das mortes ocorre imediatamente ou em até uma hora após o acidente.

Existem quatro modos de uma pessoa ser atingida por raios:
– golpe direto (o raio atinge diretamente a pessoa);
– contato lateral ou próximo (o raio atinge o chão ou objeto próximo, como uma árvore ou estrutura metálica);
– espalhamento (o raio atinge o chão e se espalha atingindo as pessoas próximas);
– onda de choque/explosão: deslocamento de ar podendo jogar a pessoa a distâncias de 10 a 15 metros.

Dicas para se proteger dos raios em tempo chuvoso:
Fuja de locais planos e abertos;
Evite ficar próximo de árvores ou guarda-sóis;
Afaste-se de objetos que conduzem eletricidade;
Não ande em motos ou bicicletas;
Saia de abrigos abertos, como quiosques e barracas de praia;
Saia da água;
Abrigue-se em construções ou túneis;
Entre no carro;
Abaixe-se. Caso seja surpreendido e não houver um abrigo, o melhor é ficar agachado, com as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles.
Afaste-se das pessoas (nesta situação) – mantenha uma distância de aproximadamente dez metros.

FONTE: Dr. Mauro Lervolino, médico do Einstein. Informações retiradas do site einstein.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies