Venda Mais Agora: Melhoria contínua
Entenda o Conceito de Melhoria Contínua e Como Aplicá-la ao Seu Negócio
A melhoria contínua é usada por empresas dos mais diversos segmentos para garantir a conquista de resultados melhores de forma ininterrupta.
Não basta conseguir um bom resultado, é preciso trabalhar para atingir metas cada vez melhores.
O conceito de melhoria contínua tem impulsionado o desenvolvimento do mercado e fazendo com que as empresas conquistem resultados antes inimagináveis.
Melhoria contínua
Sempre podemos ser melhores. Cada degrau que subimos é a prova de que a melhoria ocorre de forma contínua.
Sempre há possibilidades de alcançarmos novas metas, percorrermos novos caminhos, corrermos novos riscos e atingirmos novas conquistas.
Não basta apenas conquistar um único objetivo, é preciso traçar novas metas conforme alcançamos nossos propósitos.
Principalmente no mundo dos negócios, onde a competitividade é um elemento sempre presente, melhorar continuamente é uma característica obrigatória para empresas que desejam se destacar no mercado.
O objetivo da melhoria contínua é conquistar resultados melhores sem interrupções. Fazendo com que as empresas estejam em constante processo de evolução.
O fato é que a melhoria contínua impulsiona o mercado dos negócios, trazendo sempre grandes novidades para o público consumidor.
Foco
Um dos pontos mais importantes na hora de adotar a melhoria contínua dentro do seu negócio é ter foco.
É importante focar nos processos, e identificar quais etapas são cabíveis de melhorias. Seja no setor de produção, vendas, relacionamento com o cliente, marketing, dentre outros.
O importante é saber qual, ou quais etapas devem estar em constante processo de evolução dentro da sua empresa.
Dentro deste contexto, a pesquisa de mercado e o contato direto com o seu público consumidor possui grande relevância.
Pois a melhor forma de saber o que o seu público deseja, é perguntando a ele.
Além de seguir as tendências de mercado e estar por dentro das inovações da área, saber o que o seu cliente deseja ou espera da sua empresa é de grande importância para as melhorias à serem aplicadas.
Dê voz ao seu cliente, e use estes dados para projetar as melhorias que serão aplicadas aos processos da sua empresa.
Monitoramento de resultados
A única forma de medir com eficácia e evolução do seu negócio é através do monitoramento de resultados.
As teorias e expectativas não são o bastante na hora de aplicar a melhoria contínua. É preciso usar métricas para analisar o desempenho de suas estratégias e campanhas.
Outro ponto muito importante na hora de aplicar a melhoria contínua é a padronização.
Vamos supor que você tenha um restaurante, e cada dia o arroz é preparado de uma forma, alguns dias com mais água, outros com menos sal e às vezes com mais temperos, fazendo com que cada dia o arroz tenha um aspecto diferente.
Para conseguir fazê-lo ficar sempre bom, é preciso padronizar, seguir todo o dia a mesma receita.
Somente assim, seu negócio estará caminhando para melhorar continuamente.
É preciso ter e seguir padrões para melhorar algo, pois somente assim você conseguirá monitorar os resultados.
Quando a sua empresa trabalha sem padrões, o processo de melhoria torna-se significativamente mais difícil, e até mesmo impossível.
Os padrões servem para nortear os seus processos, mostrando como cada etapa deve ser executada, com o intuito de minimizar erros e aumentar a produtividade.