Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Médico anticorrupção ensina como fiscalizar verbas públicas da saúde em Sorriso

O renomado médico anticorrupção Cassio Souto Santos ensina como fiscalizar verbas públicas da saúde na cidade de Sorriso. Segundo ele, é necessário uma grande mobilização das pessoas acerca deste assunto. 

 

Hoje no Brasil é muito comum ver nos noticiários notícias de fraudes nas contas públicas. Não só na saúde, mas em praticamente todas as pastas. Mas, é na saúde que o povo acaba sentindo um impacto maior.

“As pessoas precisam fiscalizar mais onde entra e sai as verbas públicas. Ficar em cima, questionar os gestores, tudo isso é muito importante e válido nesses momentos”, comentou Cassio Souto dos Santos. 

 

Como Sorriso não é uma cidade muito grande, é mais fácil ficar de olho nas movimentações públicas que a cidade aplica. Ao contrário de metrópoles, como São Paulo, onde é preciso mais tempo e pessoal para isso.

Por lei, hoje existe o portal de transparência. É um site onde todos os órgãos públicos devem colocar cada gasto sobre casa coisa. Na saúde não é diferente. Tudo que for, desde contratações, gastos com equipamentos ou remédios, estão lá.

“Existe também o Diário Oficial da prefeitura. Lá, periodicamente a secretaria de saúde revela tudo que está sendo feito nos hospitais. Além também de todas as outras pastas estarem lá”, comentou Dr Cassio Souto Santos

 

Outra atitude muito interessante é conversar com os vereadores. Afinal, é um dos papeis da Câmara Municipal fiscalizar as verbas municipais.

“Participe das assembleias, seja ativo nas redes sociais e converse muito com seu candidato. Parece pouco, mas isso contribui muito para que os gestores tenham mais atenção quando trata do dinheiro do município”, comentou Cassio Souto Santos. 

 

Experiência em combate à corrupção é marca de Cassio Souto Santos

 

O Dr Cassio Souto, dentre vários orgulhos que possui em sua carreira, tem como marca ter sido o médico a criar o grupo anticorrupção. Esse grupo é formado por pessoas que, assim como ele, estão cansadas de tanta desonestidade no meio.

“Criei o grupo no intuito de mostrar aos corruptos que os honestos sempre estarão a frente. E o mais bacana, além do resultado, é que esse grupo é formado por pessoas de diversas áreas, não só médicos”, comentou Cassio.

Segundo o médico, o fato desse grupo ser formado por pessoas de todas as áreas, como engenheiros, pedreiros, vendedores e etc, mostra que verba pública é um assunto de interesse de todos. 

“O fato é que, desde um médico, até um político, ou mesmo uma dona de casa, todos nós usamos e temos o direito de usar o sistema público de saúde. Por isso, quando há um desvio de verba, por exemplo, sai do bolso de todos nós”, completou.

 

Além desse grupo, Cassio Souto Santos já participou de diversos eventos e reuniões acerca do assunto. É raro ver um médico que se aplica tanto ao combate à corrupção como ele. Ainda mais em um país como o Brasil.

Então, Sorriso pode acatar essa dica e criar também um grupo de fiscalização contra a corrupção que acontece nas verbas públicas das administrações do Brasil. Isso é um movimento cidadão que pode ajudar a população mais carente.

 

“Para fazer algo assim é bem simples. Basta organizar as pessoas através de um grupo, seja de Facebook ou Whatsapp, e combinar com eles sempre que puderem questionamentos, observações e até manifestações se for o caso”, comentou Cassio Souto Santos.  

 

Cassio Souto Santos e sua administração 

Além de médico, Cassio Souto dos Santos também é administrador. Devido a isso, ele foi convidado, no início de 2018, a participar da gestão do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), na cidade de Canoas.

Lá, Cassio geriu alguns dos hospitais mais importantes da região, atuando principalmente com medicina preventiva. Foi comprado novos aparelhos, contratadas novas pessoas para auxiliar no atendimento e também reforma nos setores mais importantes. 

 

“Sem dúvidas, foi uma grande gestão. Tive a oportunidade de aprender, mas principalmente, executar tudo que eu acreditava e sempre vou acreditar, virtudes que levo comigo desde sempre. Honra, honestidade e respeito”, declarou Dr Cassio Souto dos Santos. 

 

Outra virtude é que o médico administrador sempre foi o mais transparente possível em sua gestão. Tudo que era gasto, ou que era deixado de ser, era amplamente divulgado para quem se interessava. Cada centavo de dinheiro público foi sempre muito bem administrado. 

 

“Transparência e honestidade são qualidades que eu sempre quis implantar durante a minha administração. Durante todo  tempo que fiquei a frente do Gamp as contas públicas eram transparentes e seguras”, relatou Dr Cassio Souto dos Santos. 

 

Foi com a medicina preventiva que Cassio Souto Santos ajudou a reduzir gastos e filas nos hospitais de Canoas. Isso porque, com uma área preventiva atuante, o hospital passa a receber menos pacientes, focando naqueles que realmente precisam de ajuda.

Além disso, se gasta menos com cirurgias, remédios e qualquer outro gasto que possa existir no momento. A medicina preventiva é eficaz em ajudar um sistema público de saúde melhor.

 

“Posso afirmar que a medicina preventiva vai ser cada vez mais importante. Com mais pessoas no mundo, teremos mais pacientes nos hospitais. Porém, com uma boa prevenção, muitos pacientes deixarão de ir aos hospitais, dando espaço para quem precisa”, comentou Cassio Souto. 

 

Conclusão

Conclui-se então que há várias maneiras de se prevenir contra corrupção no sistema público de saúde. Seja por meio de fiscalizações, consultas, questionamentos. Tudo é válido nesse momento.

E uma pessoa que possui grande experiência nesse caso pode ajudar de várias formas. O Dr Cassio Souto Santos elencou algumas maneiras bem simples que a população pode fazer para isso.

É de dever do administrador público zelar pelas verbas e pelos contratos que são geridos. Porém, também é um dever de cada um fiscalizar isso. Tomando essas atitudes, a sociedade evolui e aprende cada dia mais. 

“Minha última dica é pressionar o prefeito da cidade. Ele que tem o grande poder fiscalizador dentro da esfera pública municipal. Por isso, fale com seu candidato, e o questione, para ele ser o seu verdadeiro representante na administração pública de Sorriso”, concluiu o médico. 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies