Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mato Grosso está entre os estados que mais investe em educação de recuperandos

Com o resultado, Mato Grosso fica em 3º lugar entre os estados que mais investem em educação de pessoas privadas de liberdade; confira os dados!!!

Mato Grosso é o 3º estado que mais investe em educação de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), com mais de 83% da população carcerária estudando. A pesquisa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) também mostra que o Estado subiu duas posições em comparação com o levantamento anterior. O resultado é atribuído ao aumento das ofertas de atividades educacionais aos recuperandos.

O Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, divulgado nesta segunda-feira (20.12), mostra que no primeiro semestre de 2021 o Estado possuía 10.009 reeducandos estudando, de um total de 12.040, o que representa 83,13% da população carcerária. Mato Grosso ficou atrás apenas dos estados do Maranhão e Santa Catarina.

Na pesquisa anterior, realizada entre julho e dezembro de 2020 pelo Depen, Mato Grosso figurou na 5º posição nacional com 39,79% dos recuperando estudando, sendo que, 4.958 pessoas de um total de 12.460 reeducandos participavam de atividades educacionais, naquele período, dentro das unidades prisionais do estado.

A superintendente da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), Sibele Nardoni, destaca que esse resultado é fruto da luta contra a reincidência criminal que culmina com a redução dos crimes. “Quanto maior o nível de escolaridade menor o índice de reincidência e de acometimento de crimes, que por fim, termina com a redução dos índices criminais, então nossa meta sempre vai ser melhorar o nível de escolaridade”, destacou.

A pedagoga do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP), Fabiana Nascimento lembra que as parcerias com empresas do ‘Sistema S’ e também a demanda por cursos EAD, ajudaram a aumentar a oferta de cursos aos reeducandos. “Nós tivemos muitos cursos à distância e também parcerias com o Senac, Senai e Senar que ofertaram muitas oportunidades principalmente no interior”, apontou.

Um dos exemplos de qualificação ofertada neste ano em Mato Grosso, foi o curso de manutenção de máquinas agrícolas aos reeducandos do presídio do Capão Grande – Várzea Grande, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Durante as aulas, eles reformaram e consertaram um trator estragado e que está sendo utilizado na manutenção da unidade prisional.

Mais dados

A nova pesquisa também mostrou outros reflexos positivos dos investimentos em educação nas unidades, como é o caso do número de reeducandos que participaram das aulas de alfabetização, que saltou de 716 no segundo semestre de 2020 para 1.113 de janeiro a junho de 2021. Aqueles que ingressaram no ensino superior foi de 19 para 46 recuperandos.

Outro número significativo dos esforços da Superintendência de Educação Penitenciária está relacionado à quantidade de reeducandos participantes de atividades complementares à educação que subiu de 2.001 para 4.968 do segundo semestre de 2020 para o primeiro de 2021. Além disso, o número de participantes de cursos profissionalizantes foi de quatro para 632.

Mato Grosso está entre os estados que mais investe em educação de recuperandos
Foto por: Secom-MT

(Com Governo de Mato Grosso)

Leia Também

Homem É Preso Por Tentativa De Roubo A Banco E Cárcere Privado Em MT

Roberto Dorner Recebe Prêmio De Prefeito Destaque Do Ano Em MT

Tentativa De Roubo Deixa Pessoas Baleadas Em Sinop

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies