Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Entenda a Principal Diferença Entre a Margarina e a Manteiga

Veja Qual é a Opção Mais Saudável Para o Seu Dia a Dia

Tradicionalmente presente no café da manhã, tanto a margarina, quanto a manteiga, são alimentos muito comuns em nosso dia a dia, estando presentes ainda no preparo dos mais diversos tipos de receitas. No entanto, muitos não sabem quais sãos as diferenças entre a margarina e a manteiga, assunto que abordaremos ao longo deste post.

Uma alimentação saudável é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, nos levando ao questionamento a respeito dos benefícios e malefícios da margarina e também da manteiga, pois afinal de contas, a margarina e a manteiga realmente fazem mal à saúde?

Pois bem, estudo a cerca dos malefícios causados pela ingestão de margarina demonstram que este alimento é capaz de:

  • Provocar alterações imunológicas
  • Provocar danos ao fígado
  • Provocar danos ao pulmão
  • Provocar danos ao sistema reprodutivo
  • Provocar distúrbios digestivos
  • Provocar alterações de peso
  • Aumentar o risco de câncer

No entanto, estudos demonstraram que a manteiga não faz mal à saúde do coração, contendo ainda elementos que agem como protetores contra o diabetes tipo 2. Isso porque a manteiga é um alimento natural, sendo derivada do leite de vaca, dessa forma, a manteiga é uma gordura saudável, contendo, inclusive, nutrientes que fazem bem à nossa saúde.

Dessa forma, para compreendermos os motivos pelos quais a margarina faz mal à nossa saúde, e a manteiga, em contrapartida, faz bem à nossa saúde, é cabível que compreendamos a principal diferença entre esses dois alimentos.

Entenda a principal diferença entre a margarina e a manteiga

Margarina e a manteiga

A manteiga é um alimento de origem animal, em seu preparo é usado apenas nata de leite. Para que a manteiga seja obtida, a nata é batida até virar um creme, e este creme por sua vez possui soro e também glóbulos de gordura. Após o soro ser batido, o líquido é retirado, restando apenas a porção gordurosa, que é a manteiga, um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol.

A margarina, por sua vez, é um alimento de origem vegetal obtido através da hidrogenação de óleos vegetais, como por exemplo, o óleo de milho e o óleo de girassol. Em seu processo de fabricação, uma porção das gorduras insaturadas são transformadas em gordura trans.

Dessa forma, por ser um alimento quimicamente alterado, nosso organismo possui dificuldades em sintetizar a margarina. Nosso corpo não está habituado a lidar com a gordura trans, ressaltando ainda que pode haver o acumulo desse tipo de gordura em nossos vasos sanguíneos e também em órgãos, como por exemplo, o fígado.

Também é cabível destacar que a gordura trans, presente na margarina, faz com que haja um aumento do colesterol ruim, além de diminuir o colesterol bom, aumentando, dessa forma, o risco de inflamação no corpo e também o risco de doenças cardiovasculares.

No entanto, devido aos riscos associados à gordura trans, a indústria desenvolveu um processo capaz de remover esse tipo de gordura da margarina, o processo é conhecido como interesterificação. O processo remove a gordura trans e também a gordura saturada da margarina.

No que diz respeito à opção mais saudável, há um consenso de que a manteiga é a melhor opção por ser um alimento de origem natural, no entanto, o recomendado para o consumo diário é, em média, uma colher de chá.

Quando consumida de maneira adequada, a manteiga pode ser benéfica à nossa saúde, sendo um alimento rico em antioxidantes. Porém, seu consumo não é recomendado para aqueles que possuem problemas de colesterol, não sendo indicada também para aqueles que possuem doenças cardíacas.

Assim, independentemente de qual seja a sua escolha para compor suas refeições em seu dia a dia, tanto o consumo da margarina, quanto o da manteiga, deve ser moderado para que sejam evitados os possíveis riscos relacionados ao consumo excessivo desses produtos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies