Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Quais São os Malefícios do Excesso de Peso em Crianças?

Conheça Os Riscos da Obesidade Durante a Infância

No quadro Tira-Dúvidas de hoje você confere, em detalhes, como o excesso de peso pode afetar a saúde e o bem-estar infantil, conhecendo também os riscos da obesidade em crianças.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de gordura corporal na criança. Nos dias de hoje, para especialistas, a obesidade infantil é um dos maiores obstáculos do século XXI, tendo em vista que seus efeitos afetam a criança física e psicologicamente, favorecendo, inclusive, o desenvolvimento de sérios problemas de saúde.

Dessa forma, para compreendermos como o  excesso de peso pode afetar o bem-estar das crianças, é essencial que sejamos capazes de entender todas as questões envolvidas no que de fato caracteriza a obesidade infantil.

Fatores que caracterizam a obesidade infantil

A obesidade infantil é o resultado de uma dieta má equilibrada, sendo considerado o distúrbio alimentar mais comum durante a infância. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos dias atuais uma em cada três crianças está acima do peso.

Assim, os principais malefícios que o excesso de peso pode ocasionar em crianças são:

  1. Variações no sono;
  2. Dificuldades na prática de esportes devido ao cansaço e dificuldade de respirar;
  3. Diabetes;
  4. Amadurecimento precoce;
  5. Problemas nas articulações e ossos;
  6. Baixa autoestima;
  7. Hipertensão;
  8. Transtornos alimentares, que acarretam em anorexia e bulimia;
  9. Queda no rendimento escolar e depressão;
  10. Enfermidades cardiovasculares.

Como o excesso de peso pode afetar psicologicamente a criança

Excesso de peso

Há em nossa sociedade, de forma totalmente profunda, a cultura da magreza, uma ideologia que promove a exclusão daquelas que estão acima do peso ou que não se encaixam nos padrões pré-estabelecidos. Dessa forma, mesmo que estas sejam ações extremamente tristes e muitas vezes cruéis, não é incomum que as crianças que estejam acima do peso sofram demasiadamente com o bullying por parte de seus colegas.

Essas crianças por sua vez criam um sentimento de completo isolamento, de exclusão e de não-pertencimento. Sentimentos esses que comumente acarretam em problemas psicológicos graves em crianças com excesso de peso. Todo este constrangimento provoca um turbilhão de emoções e pensamentos na cabeça das crianças, onde elas comumente não são capazes de assimilar o por que de estarem passando por aquela situação.

Dessa forma, também é muito comum que crianças que esteja acima do peso tenham seu rendimento escolar afetado. Note que ao sofrer o bullying, e sentir-se socialmente desenquadrada da sociedade que a rodeia, a criança tem que lidar um sentimentos e situações extremamente complexas.

Pois enquanto desenvolve-se, ela precisa ser capaz de entender que, por algum motivo, sua aparência física faz com que ela seja alvo de bullying, algo que lhe causa grande sofrimento. Comumente essa é uma situação que foge ao seu entendimento, aumentando o seu sofrimento.

Assim, diante da complexidade que envolve a situação, a criança com excesso de peso tem sua capacidade de concentração e aprendizagem afetada, algo que reflete diretamente em seu rendimento escolar.

Como incentivar bons hábitos alimentares durante a infância e evitar o excesso de peso

A adoção de uma alimentação saudável é essencial para a saúde e o bem-estar infantil, sendo um hábito que deve ser incentivado desde os primeiros anos de vida da crianças. No entanto, nos dias de hoje, onde o consumo de alimentos industrializados cresceu de forma significativa, estando cada vez mais presente em nosso dia a dia, a adoção de bons hábitos alimentares se tornou um verdadeiro desafio.

Porém, é essencial que incentivemos os pequenos a adotarem uma alimentação rica e balanceada em seu dia a dia, incentivando a inserção de alimentos naturais, como frutas, verduras, vegetais e legumes no cardápio das refeições das crianças. Tendo em vista que uma alimentação adequada traz grandes benefícios para a saúde e o bem-estar das crianças, possibilitando que a mesma se desenvolva de forma saudável.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Uma Dieta Vegetariana Realmente Faz Bem à Saúde?

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários Com Uma Criança Com a Garganta Inflamada?

Tira-Dúvidas: Radiação Solar Pode Causar o Envelhecimento Precoce da Pele?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies