Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Líder do Alto Xingu é internado em estado grave com Covid-19

Aritana Yawalapiti, de 71 anos, teve problemas respiratórios e foi levado às pressas para a cidade.

O líder do Alto Xingu foi internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Canarana, nesse fim de semana. Aritana Yawalapiti, de 71 anos, faz tratamento contra a Covid-19.

O cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ele procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado.

No entanto, no último fim de semana, ele precisou ser levado para a cidade às pressas pela equipe de saúde devido ao quadro respiratório que se agravou.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, no sábado (18), a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.

Aritana assumiu a liderança do Alto Xingu por volta de 1980. Desde então, ele é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos. Ele foi internado em um hospital de Colíder, na quinta-feira (16), após passar mal. Já no sábado (18) ele foi transferido de avião para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação. O estado de saúde dele é estável. (Do G1 Mato Grosso)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat