Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Jorge e Mateus batem recorde mundial de público online

A dupla sertaneja chegou na casa dos 3 milhões de acessos simultâneos, durante transmissão de vídeo ao vivo no YouTube.

Sucesso pode ser uma palavra que define as recentes transmissões de vídeo, de artistas como Jorge e Mateus e Gusttavo Lima. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, muitos decretos e determinações surgiram do poder público, em ação de combate à disseminação da covid-19.

Os decretos apresentam restrições em abertura de locais com grande aglomeração de pessoas, como bares e clubes. Por este motivo, os cantores sertanejos ficaram impossibilitados de cumprirem com a agenda de show. Mas, se engana quem acha que isso é motivo para os artistas não construírem novos métodos de interação com o público.

As transmissões de vídeo se tornaram comum e, durante a pandemia, estão sendo muito utilizadas por diversas pessoas, profissionalmente ou pessoalmente. Recentemente, os artistas Gusttavo Lima e Jorge e Mateus quebraram recordes de público online na plataforma de transmissões ao vivo do YouTube.

 

Recorde de Público

Gusttavo Lima chegou a ter cerca de 750 mil acessos simultâneos na Live realizada no último dia 28 de março. Muitas pessoas aproveitaram a noite de sábado para acompanhar o artista e, durante a quarentena, buscar distração diante de um cenário de preocupações, em relação à saúde pública mundial.

Mesmo encerrando a Live, as pessoas podem acessar o conteúdo para poder assistir a gravação, após a transmissão ao vivo. Esse mecanismo proporcionou ao canal oficial do cantor Gusttavo Lima, cerca de 18.509.635 visualizações, que foram contabilizadas pela própria plataforma do YouTube do artista.

Os cantores Jorge e Mateus fizeram, no total, um repertório de 60 músicas, com um show de aproximadamente quatros horas e meia de duração. A dupla sertaneja conquistou o público, chegando em uma marca histórica, ao bater três milhões de pessoas assistindo de forma simultânea.

Após a transmissão ser encerrada, as visualizações não param de aumentar, chegando à 38.965.455 de visualizações no canal oficial da dupla Jorge e Mateus, no YouTube. Para alguns especialistas do ramo de música e também agentes publicitários, tudo isso pode ser um fator transformador no mundo do entretenimento.

Televisão e Rádio sempre foram ícones de grande repercussão de artistas anônimos e famosos, pois pode elevar o nível de contratações para shows, diante da aparições e evidência dos cantores na mídia. Com os recentes picos atingidos pelos artistas, durante a pandemia, é possível de imaginar um novo cenário para a internet.

Arrecadação

Foram arrecadados, durante a transmissão do Gusttavo, cerca de R$ 100 mil, além de outras doações como dezenas de toneladas de alimentos, que foram destinados à hospitais e instituições de caridade. Já para a Live de Jorge e Mateus, foram arrecadadas 172 toneladas de alimentos que terão destinação semelhante à de Gusttavo.

Além das arrecadações de alimentos e recursos financeiros, a produção dos cantores continuam recebendo doações de diversas pessoas e empresas, que se sentiram sensibilizadas com a iniciativa. Não foi divulgado à imprensa, até o momento, quais as instituições beneficiadas com a causa.

Jorge e Mateus e Gusttavo Lima batem recorde mundial de público online
Cantor sertanejo Gusttavo Lima, em seu trabalho ‘Buteco em Casa’. (Foto: Divulgação)

Também acredita-se, que várias empresas também ajudaram a bancar a produção do material final de transmissão dos artistas. Apesar de ser um verdadeiro ‘show em casa’, foi necessário o auxílio de uma equipe profissional para a execução do serviço, produção do conteúdo, seleção de músicas entre outros itens.

Decoração de ambiente, cenário temático e o próprio marketing são custos que também precisaram ser pagos. Não se sabe, ao certo, quanto teria gasto cada artista, na execução das transmissões, mas acredita-se que não se trata de pouco dinheiro. Para isso, muitas empresas patrocinaram os cantores.

Novo cenário no mercado

Após a repercussão positiva de público, há uma expectativa para que esse fator de inovação no mercado da música aumente. Os recursos tecnológicos aplicados para uma transmissão à nível do que foi realizado, não chega perto dos gastos durante a realização de shows presenciais.

Os shows convencionais, geralmente, precisam ter investimentos altos na área de vendas, divulgação, atrações e espetáculos, músicos, road, entre outros profissionais necessários para a produção e finalização do trabalho. A comercialização de produtos como, bebidas e ingressos, são atos que podem ou não cobrir esses gastos.

Essas Lives, como são chamadas as transmissões de vídeo ao vivo, podem gerar uma grande movimentação e mudança no cenário musical, assim como nas programações dentro das TVs e Rádios do mundo todo, principalmente em programas de entretenimento com auditório.

Uma das formas de arrecadação que é possível através da Live, é a doação voluntária de pessoas que acompanham, simultaneamente as transmissões. Outra maneira, que já é conhecida e utilizada por emissoras de TV e Rádio, é o patrocínio, que pode ser feito por empresas parceiras da marca.

Com picos altos de público, é possível imaginar um valor não muito baixo de investimento, para que um artista renomado possa falar o nome de uma empresa ou marca, durante o seu ‘show virtual’. Marcas de cerveja, também outros produtos ligados ao sertanejo, são os mais prospectos de realizar parcerias com os cantores.

Além dessas formas, o YouTube que é uma plataforma que armazena vídeos da internet e, a empresa, pode pagar para o dono do canal, quando há uma grande quantidade de pessoas conectadas ao vivo, sem contar as visualizações crescentes que poderão surgir após a finalização da live.

Para que uma transmissão de vídeo seja feita de forma profissional e calculada sem erros, também é necessário que se tenha um planejamento adequado. O investimento deve ser único, mas constante nas atualizações de produtos para a inovação tecnológica, já que a área é imprevisível.

Especificamente para a música, é fundamental ter duas mesas de corte ideais para som e também para vídeo, câmeras que filmem em qualidade Full HD ou 4K, microfones de boa captação de áudio, cabos (fiação), um ou mais computadores conforme a necessidade e profissionais da área, além de uma internet com qualidade estável.

 

Outros cantores

Inúmeros outros artistas, entre famosos e anônimos, também já fizeram e devem fazer shows na internet, através das transmissões do YouTube ou até em outras plataformas de vídeo. Na noite desta quarta-feira (8), há uma expectativa para que a cantora sertaneja Marília Mendonça realize o seu show online.

Acredita-se que ela possa atingir, em seu canal oficial do YouTube, um público muito grande, podendo superar o do Jorge e Mateus e Gustavo Lima. Mas até o momento, são hipóteses. Você pode conferir mais informações da cantora Marília Mendonça, em uma reportagem especial publicada no site da Rádio 93 FM.

O show da cantora sertaneja Marília Mendonça, está previsto para estrear às 20h00, no horário de Brasília. De acordo com a assessoria, serão oito pessoas responsáveis pela produção da Live da artista.

Jorge e Mateus e Gusttavo Lima batem recorde mundial de público online
Antes mesmo de iniciar o show, mais de 400 pessoas aguardam pelo momento, no canal oficial de Marília Mendonça. (Foto: Reprodução 93 FM)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies