Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Intoxicação Alimentar: Sintomas e Cuidados Necessários

Veja o Que Fazer em Caso de Uma Intoxicação Alimentar

0 58

intoxicação alimentar é uma condição clínica comum, caracterizada pela ingestão de alimentos contaminados com fungos, bactérias, parasitas, ou em alguns casos, toxinas. 

Ter uma intoxicação alimentar é algo muito desagradável, que afeta o bom funcionamento do nosso organismo, gerando um mal-estar. 

Por este motivo, é fundamental estar atento as condições de preparação e armazenamento de alimentos, pois esta é uma das principais formas de evitar a intoxicação alimentar. 

As boas práticas de fabricação são essenciais para garantir a qualidade e segurança no preparo de alimentos, tendo em vista que condições inadequadas de preparação pode gerar uma contaminação do alimento. 

Assim, esteja atento as condições de higiene e armazenamento de alimentos, e ao preparar suas refeições, verifique sempre a validade dos produtos e lave corretamente as mãos antes de prepará-los. 

Essas são apenas algumas das medidas para minimizar as chances de uma intoxicação alimentar. 

Os sintomas da intoxicação alimentar incluem: 

  • Vômitos; 
  • Náuseas; 
  • Cólicas; 
  • Diarreia; 
  • Febre. 

Em geral, a intoxicação alimentar dura um ou até dez dias. 

Confira alguns cuidados essenciais para o caso de uma intoxicação alimentar. 

Intoxicação alimentar: Sintomas e cuidados essenciais

Intoxicação alimentar

  • Hidratação 

A hidratação adequada é fundamental para casos de intoxicação por alimentos, pois evita que o organismo se desidrata e garante a reposição adequada de líquidos. 

  • Descanso 

Quando seu organismo é afetado por uma intoxicação provocada pela ingestão de alimentos contaminados, precisa de descanso para reduzir o gasto de energia por conta da perda de líquidos e também da perda de nutrientes em função dos vômitos e diarreia. 

Assim, descansar é fundamental para a sua recuperação. 

  • Alimentação adequada 

Alimentar-se corretamente é fundamental para a nossa saúde, mas no caso de intoxicação por alimentos, a alimentação adequada é fundamental para a sua recuperação. 

Aposte em alimentos leves e naturais, de fácil digestão, evitando alimentos com alto teor de gordura. 

  • Procurando ajuda médica 

Caso os sintomas persistam, impossibilitando a ingestão de líquidos, ou a presença de sangue no vômito ou nas fezes, é importante procurar ajuda médica. 

Febre acima de 38° C, cólicas intensas, dificuldades para falar ou engolir, visão dupla, e também fraqueza, são sintomas que indicam a necessidade de procurar ajuda médica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies