Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Incêndio Florestal atinge 17 hectares e é combatido em ação conjunta

Um caminhão pipa da prefeitura e maquinários de fazendeiros foram utilizados no combate com o Corpo de Bombeiros Militar de Sorriso.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater um incêndio florestal, em uma Chácara à margem do Rio Teles Pires, aproximadamente a 11 quilômetros de Sorriso. Chegando ao local a guarnição se deparou com um Incêndio em vegetação baixa, que posteriormente passou para um terreno com palha de milho já colhido.

A guarnição realizou o combate direto em um dos focos a fim de resguardar as residências próximas usando uma estrada como ponto de ancoragem. Devido aos fortes ventos foram lançadas fagulhas em palha de milho, assim iniciando novo foco a cerca de 2 km do ponto inicial.

Incêndio Florestal atinge 17 hectares e é combatido em ação conjunta
Também foi atingida uma área de palhada, onde houve colheita de milho. (Foto: Cap. Moura / BM-MT)

Cerca de 17 hectares, entre palha de milho e região de mata, foram atingidos pelo fogo e combatido com o apoio da prefeitura (caminhão pipa), fazendeiros da região com maquinários realizando os aceiros em operação conjunta ao CBM-MT assim extinguindo o incêndio.

“Ambos os terrenos, totalizaram cerca de 17 hectares e foram combatidos com o apoio da prefeitura municipal, com o auxílio de um caminhão pipa, dos fazendeiros da região e o Corpo de Bombeiros”, disse o Capitão Moura, comandante da 10ª Companhia de Bombeiros Militar de Sorriso.

Incêndio Florestal atinge 17 hectares e é combatido em ação conjunta
O fogo também atingiu uma área de mata, mas foi controlado em uma ação conjunta com os militares do Corpo de Bombeiros. (Foto: Cap. Moura / BM-MT)

 

Comitê Integrado

O lançamento oficial do Comitê Temporário Integrado de Coordenação Operacional (CIMAN), aconteceu na manhã de ontem (28), juntamente com a primeira reunião de alinhamento entre as instituições para tratar sobre os Incêndios Florestais no estado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Exército Brasileiro, o Comitê de Gestão do Fogo, a Defesa Civil, o Ibama e diversos outros órgãos afins participaram da reunião realizada no CIMAN que está situado no prédio da SESP.

Incêndio Florestal atinge 17 hectares e é combatido em ação conjunta
Primeira Reunião do CIMAN em Mato Grosso. (Foto: Reprodução / CBM-MT)

O CIMAN é coordenado pelo CBMMT e tem o objetivo de fortalecer as ações de monitorização, prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais de forma integrada. Ele foi instituído na última terça-feira (21/07), através do Decreto nº 568.

O CIMAN e as Salas de Situação Descentralizadas, presentes em todos os Comandos Regionais da Corporação, têm um papel direto e efetivo no monitoramento e mapeamento das áreas comprometidas, desta forma é possível criar as melhores estratégias para combate aos incêndios florestais.

“A nossa estratégia é fazer uma prevenção mais aproximada para que não seja necessário realizar o combate e se for, que seja feito de maneira rápida, reduzindo os danos e esse trabalho integrado é muito importante, seja com os órgãos do Estado, do Governo Federal, com as secretarias municipais de meio ambiente e com os produtores rurais para que seja possível adotar posturas e medidas para mitigar o avanço do incêndio ”, relatou o Coronel BM Alessandro Borges, Comandante Geral do CBMMT.

Este ano o Pantanal Mato-grossense enfrenta uma situação atípica; há mais de 10 anos não havia um incêndio com essa proporção. O CBMMT já vem atuando no Pantanal desde de novembro de 2019, na região de Corumbá/MS e atualmente coordena o combate na região de Poconé/MT.

“O Pantanal já vem sofrendo com incêndios no Mato Grosso do Sul e na Bolívia e agora começou a chegar em Mato Grosso. Além disso, nós temos também o Cerrado, onde a queima é natural, embora seja proibido, e temos a Floresta Amazônica, onde os incêndios já sinalizam um grande esforço do estado para conter essa situação preocupante”, concluiu o Secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies