Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Hospital de Campanha recebe Cápsulas Vanessa contra covid-19

O equipamento tem como objetivo evitar a dependência dos respiradores. Vanessa é o nome dado à cápsula, em homenagem à uma paciente que foi curada utilizando o mesmo método.

O município de Sorriso recebeu no início da semana, as cápsulas Vanessa, para ajudar no enfrentamento à Covid-19. As 10 cápsulas foram apresentadas pelo prefeito da cidade, Ari Lafin, aos vereadores e à imprensa. Essas cápsulas serão instaladas no Hospital de Campanha e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A técnica, inspirada no capacete do tipo hood, tem como objetivo evitar a dependência dos respiradores, gerando uma certa economia e podendo salvar vidas. O equipamento foi desenvolvido através de uma parceria entre a Samel, empresa amazonense do setor de saúde e o Instituto Transire.

Vanessa é o nome dado à cápsula, em homenagem à uma paciente que foi curada utilizando o mesmo método. De acordo com o prefeito, Ari Lafin, esses equipamentos vieram do Estado do Amazonas como doação, por intermédio de solicitação e que novas cápsulas poderão chegar até o município.

“Esse equipamento veio através de um pedido que fizemos  ao  Deputado Estadual Carlos  Avalone, que nos atendeu nesta solicitação, e fez gestão junto a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) para que pudéssemos ter hoje essas  10 capsulas Vanessa. Solicitamos mais cinco para que possamos ter 15 cápsulas instaladas no Hospital de campanha e na UPA. Isse equipamento vai trazer mais  conforto no tratamento para o paciente e mais segurança aos nossos profissionais que estão na linha de frente”, explicou o prefeito Ari Lafin.

A cápsula Vanessa  é bem ser mais simples, e foi projetada com  armação de canos de PVC coberta com uma tenda de vinil, e uma ventoinhas com filtros antivirais e antibacterianos para permitir a circulação do ar com o exterior com mais segurança e para dispersar o gás carbônico do interior, mantendo um maior nível de oxigenação.

Hospital de Campanha recebe Cápsulas Vanessa contra covid-19
Foram 10 cápsulas doadas, vindas do Estado de Amazonas para Sorriso. (Foto: Ney Pinheiro)

O uso dessas ventoinhas também cria um ambiente de pressão negativa no interior da cápsula, permitindo que os aerossóis não escapem quando o zíper é aberto pelo médico ou enfermeiro para realizar qualquer procedimento no paciente.

Para o secretário de Saúde Luiz Fábio Marchioro, a cápsula vem para somar no enfrentamento a Covid-19.

“Essa é mais uma alternativa na recuperação dos pacientes internados com Covid-19. Ao invés de usar os respiradores mecânicos que estão escassos no mercado , usamos a cápsula, principalmente quando temos a disposição um estoque de 30 mil litros de ar comprimido. Cada dia buscamos alternativas novas que nos dê suporte para passar esse período tão difícil. A ideia foi trazida pela nossa equipe de enfermagem da UPA e que conquistou seu sucesso após a articulação do Prefeito Ari”. disse ele.

Para o coordenador da Atenção Especializada, Matheus Freiria, o uso da cápsula Vanessa deve proteger os servidores e pode evitar a intubação dos pacientes.

“O paciente que esta dentro da cápsula sofre uma pressão negativa de ar, com isso ofertamos mais oxigênio com uma riqueza maior, fazendo com  que a oxigenação do pulmão seja mais abundante, e a expansão pulmonar seja maior também, evitando ao máximo  a evolução para Intubação Orotraqueal, que é bastante invasiva”, explicou ele. (93 FM com Assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies