Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Governadores e União acertam sobre o ICMS em Fórum Nacional

Alterações poderão ser feitas durante o processo da Reforma Tributária, que já está em tramitação no Congresso Nacional.

Após grande repercussão na mídia e nas redes sociais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá sofrer alterações na forma de cobrança, durante as discussões realizadas no procedimento da Reforma Tributária. O acerto surgiu durante o VIII Fórum Nacional de Governadores, em Brasília, nesta terça-feira (11.02).

Governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram do Fórum, além da presença de representantes do Governo Federal, como o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes. A Reforma Tributária foi elaborada pela União e já está em tramitação no Congresso Nacional.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, explicou que a proposta feita pelo presidente Jair Bolsonaro tornaria inviável a execução orçamentária de todos os Estados. Bolsonaro havia sugerido que os governadores deixassem de cobrar o ICMS sobre os combustíveis, no entanto, o imposto representa de 20% a 30% das receitas estaduais.

“Nenhum Estado tem condições de fazer esse corte e reduzir receita drasticamente, pois não teríamos dinheiro para pagar os policiais e os servidores, para manter viaturas nas ruas e hospitais funcionando”, exemplificou Mendes.

Governadores e União acertam sobre o ICMS em Fórum Nacional
Governador Mauro Mendes, de Mato Grosso, também participou do Fórum Nacional de Governadores. (Foto: Reprodução / Agência de Brasília)

“Em nossa conversa com o ministro Paulo Guedes, ficou claro que na Reforma Tributária teremos espaço para o diálogo e, portanto, será o momento de construir a melhor solução para o Brasil, sem radicalizações”, completou o governador.

Mauro Mendes também pontuou que é intenção de todos os chefes de Executivos Estaduais que seja feita uma forma simplificada da tributação, o que deve ocorrer na proposta do Governo Federal.

“Queremos uma tributação menor para o bem do Brasil e de todos os brasileiros”, finalizou o governador mato-grossense.

 

VIII Fórum Nacional de Governadores

Ainda durante o encontro, os gestores trataram de assuntos como Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), Renovação do Fundeb; Fundo de Participação dos Estados (FPE); Plano Mais Brasil (Pacto Federativo); Distribuição dos Royalties de Petróleo; e Securitização.

De acordo com Mendes, os governadores pediram que seja feita a renovação da legislação do Fundeb, porém com um financiamento maior por parte do Governo Federal. “Muitos Estados precisam arcar com custos elevados e precisamos que a União contribua com um financiamento maior para a educação”. (Com Assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies