Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Gobatto diz que prazo de chegada das vacinas é de 40 dias

Além de vacinas, o Secretário Gobatto em entrevista a 93FM fala sobre a COVID em Sinop.

0 414

O novo secretário municipal de Saúde, Valério Gobatto, em entrevista a 93 FM falou sobre o Coronavírus em Sinop. Ele assumiu recentemente a Secretária Municipal de Saúde, deixada por Kristian Barros. Gobatto é indicação de Dorner e já atuou nessa secretária na gestão de Nilson.

Na entrevista, O secretário  Valério Gobatto, diz não termos mais a crescente de novos caso, e que algumas unidades já estão com alteração no atendimento para as outras demandas.

 “Nós estamos com uma média nesses últimos dias, felizmente não temos mais aquela linha crescente, mas mesmo assim é preocupante, pois nossos números são bastante altos. A Secretaria Municipal de Saúde tem feito algumas alterações no atendimento das unidades, que vão começar a fazer todo o atendimento dos outros agravos, porque até o dia 31 de dezembro existia uma portaria ministerial onde eles abriam mão da produtividade, então nós poderíamos se fosse necessário, fechar uma unidade e deixar com atendimento exclusivo da COVID, agora a partir do dia 1º de janeiro deste ano, todas unidades estão voltando a sua rotina.

Então além do atendimento da COVID ,  nós temos que voltar o atendimento com toda atenção, para os casos de dengue que estão surgindo e outros agravos, nós precisamos que as unidades volte em seu atendimento normal.”

Questionamos o Secretário se neste momento haveria necessidade da abertura do Hospital de Campanha, Gobatto diz que o numero de internados é baixo e que atualmente não será aberto.

“Nesse momento, o número de pessoas internadas por COVID é extremamente baixo, nós temos um número alto de consultas, hoje em torno de 250 até 300 pessoas, passam por dia naquele postinho do Primaveras e no Sebastião de Matos. Mas, quando nós vamos verificar o número de internações, são extremamente baixos.  Hoje nós estamos com oito pessoas na UTI, mas os números de internados para tomar um soro, ou para ficar no acompanhamento está bem tranquilo.”

Sobre medidas, Valério diz que não é a intenção tomar medidas mais restritivas, Gobatto afirma que a principal atitude da gestão é orientação.

“A  intenção da atual gestão não aplicar um fechamento de comércio, nós queremos levar a vida mais possível dentro da normalidade, nós já fizemos reuniões com todas as entidades e percebemos que é melhor fazer uma orientação para os empresários e para população, e que cada um tome o seu cuidado. Vamos ter que intensificar as fiscalizações, primeiramente orientativa, se porventura não tiver o resultado, teremos que tomar atitudes mais sérias, mas a principal é orientação e mais uma vez a gente pede a colaboração de todo mundo.”

Gobatto fala sobre vacinas contra a COVID-19

Gobatto diz que a previsão de 30 a 40 dias para a chegada das vacinas, mas que mesmo após a vacinação é necessário a continuidade dos protocolos.

“Estamos ansiosos para receber as vacinas do Ministério da Saúde, e a previsão é que de repente dentro de 30 a 40 dias isso aconteça. Assim que acontecer também não podemos baixar a guarda, porque a vacina não vai vir pra 100% da população, nesse momento será principalmente os grupos de risco e para alguns grupos específicos, mas também tem eficácia que não é 100%, e como não vai atingir totalmente a população, nós vamos continuar tomando os cuidados e dependemos da  participação de toda comunidade para nos ajudar, para que consigamos manter os números cada vez mais baixos, e com menos pessoas internadas em hospitais, e se Deus quiser sem óbitos. “

Mais cedo, a 93 FM informou que o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assegurou 354 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 para 2021, e que provavelmente, as vacinações podem começar em Janeiro ou Fevereiro deste ano. Para saber mais acesse a matéria

 

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies