Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Tomar Remédio Com Leite Corta o Efeito do Medicamento?

Entenda as Questões Que Envolvem o Consumo de Remédio Com Leite

O leite é um alimento que comumente desperta muitas dúvidas em relação ao seu consumo. Assim, no Tira-Dúvidas de hoje traremos a você uma questão importante no que diz respeito ao consumo de leite: Tomar remédio com leite corta o efeito do medicamento?

Em outras ocasiões abordamos o mito a respeito da ingestão de leite com manga e discorremos também sobre as questões que evidenciam se o leite é um alimento realmente benéfico à nossa saúde.

Dessa forma, hoje evidenciamos os principais fatores que envolvem o consumo de leite para ingerir medicamento, e se este realmente é capaz de cortar o efeito do remédio.

O consumo de remédio deve ser realizado de forma totalmente responsável, e sempre através de uma orientação médica, pois o uso inadequado de medicamentos não é recomendado e pode acarretar sérios problemas de saúde.

O leite realmente é capaz de cortar o efeito do remédio?

Realmente o leite pode afetar o efeito do remédio em nosso organismo, em especial de medicamentos para tireoide, antibióticos e também suplementos de ferro, e este fato se deve ao elevado índice de cálcio presente no leite.

O cálcio realiza ligações com algumas das substâncias presentes nesses medicamentos, afetando diretamente a forma como o remédio é absorvido em nosso estômago, dificultando a sua absorção.

O efeito do leite sobre o medicamento ingerido é mais elevado se ele for consumido no período de duas horas antes ou depois da ingestão do remédio.

No entanto, é cabível destacar que ingerir medicamentos com leite não é prejudicial à nossa saúde, o leite somente é capaz de reduzir o efeito esperado do remédio, diminuindo a sua eficácia.

Quando ingerimos um remédio com leite, há uma diminuição da quantidade de medicamente disponível em nosso sangue, reduzindo, dessa maneira, o efeito esperado do medicamento, afetando a sua eficácia.

Como evitar que o leite reduza o efeito do medicamento

Para evitar que a eficácia do remédio seja reduzida devido ao consumo com leite, o mais indicado é perguntar ao seu médico se o medicamento pode ser afetado pela ingestão de leite. Como um profissional especializado, o médico estará apto a lhe informar se o medicamento no qual você precisa ingerir pode ser afetado devido ao consumo de leite.

A bula do medicamento também pode conter informações importantes em relação ao seu consumo, e em alguns casos, pode conter especificações sobre a ingestão do remédio com leite, e se o seu efeito do medicamento pode ser afetado devido ao consumo de leite.

Qual a forma mais adequada de ingerir um medicamento?

Remédio com leite

Especialistas recomendam que os medicamentos devam ser ingeridos com água, pois esta não é capaz de alterar o seu efeito em nosso organismo.

Em relação ao consumo de remédios, ainda é recomendado evitar consumi-los com chás, sucos, refrigerantes e café, pois tais bebidas podem reduzir ou potencializar o efeito do medicamento, podendo, dessa forma, afetar a nossa saúde e bem-estar.

A ingestão de medicamentos é um assunto muito sério, no qual devemos sempre agir de forma responsável em relação ao seu consumo com o intuito de assegurar a nossa saúde e bem-estar.

Assim, dê preferência à água ao ingerir um medicamento, pois este é o líquido mais recomento por especialistas quando o assunto é a ingestão adequada de remédio. Questões como esta são essenciais em nosso dia a dia com o intuito de evitarmos a redução da eficácia de um determinado medicamento devido ao consumo com leite.

O leite é um alimento imensamente saudável e benéfico à nossa saúde, no entanto, deve ser evitado consumir remédios com leite com intuito de assegurar a eficácia do medicamento em nosso organismo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies