Portal 93
Com você onde você for.

Estudantes de MT têm até dia 24 para se inscrever em olimpíada de História

A competição tem como proposta estimular o pensamento crítico, a análise histórica e a capacidade investigativa dos participantes.

Estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio da Rede Estadual de Mato Grosso, têm até a próxima sexta-feira (24) para se inscrever na 18ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A competição tem como proposta estimular o pensamento crítico, a análise histórica e a capacidade investigativa dos participantes.

Camara 22814/2026

A olimpíada é reconhecida por utilizar uma metodologia diferenciada, baseada na interpretação de diversas fontes históricas, como textos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais, incentivando uma compreensão mais ampla da História.

Com caráter formativo, a ONHB busca desenvolver nos estudantes uma visão mais crítica sobre a sociedade e os acontecimentos históricos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.

A competição é dividida em etapas, realizadas em sua maioria de forma online, nas quais os participantes enfrentam desafios que exigem interpretação, argumentação e domínio de conteúdos históricos.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site oficial da olimpíada. Alunos de escolas públicas não precisam pagar taxa. A participação ocorre em equipes formadas por três estudantes e um professor orientador, responsável por acompanhar o grupo durante toda a competição.

Os resultados e a lista de premiados serão divulgados pela organização da ONHB conforme o cronograma oficial, disponível no site do evento.

A premiação inclui medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas de acordo com o desempenho das equipes. As escolas dos grupos premiados também recebem troféus. Já os finalistas ganham medalhas de participação, conhecidas como “medalha de cristal”, além de certificados.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies