Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Estresse e o Câncer de Mama podem andar juntos; Saiba o por quê!!!

O estresse crônico pode acarretar diversas doenças, inclusive o câncer de mama. Através de dados coletados, pesquisadores comprovam este surgimento. Acesse e saiba o por quê!!!

A vida moderna trouxe muitas facilidades para o ser humano. Por outro lado, o nível de estresse tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente nos grandes centros urbanos. Segundo estudo da Universidade de Brasília, 70% dos brasileiros estão estressados.

O estresse crônico pode levar a uma série de doenças, como depressão, ansiedade, alergias, baixa imunidade e até ao câncer de mama. Isso mesmo. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa para achar a relação do estresse com o câncer de mama.

Eles avaliaram 989 mulheres com câncer de mama. Por meio de questionários para avaliar o nível de estresse das pacientes, os pesquisadores descobriram que aquelas que estavam mais estressadas, tinham 38% mais risco de apresentar a forma mais agressiva do câncer de mama, que não costuma responder às terapias mais comumente utilizadas para tratar a doença.

Outro estudo sueco mostrou que as mulheres estressadas têm um risco duas vezes maior de desenvolver um câncer de mama quando comparadas às mulheres que não apresentam níveis altos de estresse. A pesquisa mostrou que preocupações com o trabalho e a família geram tensão, medo, ansiedade e distúrbios do sono, o que aumenta consideravelmente a chance de desenvolver o estresse de forma crônica.

O organismo de uma pessoa cronicamente estressada libera altas doses de um hormônio chamado cortisol, que em excesso enfraquece o sistema imunológico, causa a morte de neurônios, leva à retenção de líquidos, ao acúmulo de gordura e aumenta o apetite. O estresse também interfere no mecanismo de reparo do DNA e no controle da proliferação celular, o que está diretamente ligado ao processo do câncer. Por fim, níveis elevados de cortisol e adrenalina, liberados quando estamos estressados, podem afetar o metabolismo de medicamentos e a resposta do corpo aos tratamentos utilizados para o câncer de mama.

Outros estudos se fazem necessários para comprovar o mecanismo que liga o estresse ao câncer de mama. Mas, se você não quer adoecer, precisa aprender a controlar o seu estresse. Cada pessoa pode encontrar uma maneira de gerenciar a tensão do dia a dia. Abaixo confira algumas técnicas que ajudam a gerenciar o estresse.

Como diminuir o Estresse

1-    Respire

Respirar é vital, pois é por meio da respiração que obtemos o oxigênio, essencial para o nosso organismo. Porém, quando estamos ansiosos e estressados, a respiração fica mais curta e ofegante. Uma das melhores maneiras de voltar ao estado de relaxamento é respirar lenta e profundamente. Além disso, o ideal é fazer a respiração diafragmática, ou seja, aquela igual a dos bebês, que mexem a barriga quando respiram e não o tórax. Ficou estressado? Vá para um lugar silencioso e pratique a respiração profunda por 10 minutos.

 

2-    Medite

Meditar, comprovadamente ajuda no gerenciamento do estresse, melhora a depressão, entre outros benefícios. Quem pratica meditação desenvolve a habilidade de controlar as emoções e ajustar o comportamento de acordo com as situações. O ideal é praticar de 10 a 20 minutos, todos os dias.

3-    Faça massagem

Pesquisadores da Universidade de Miami mostraram que a massoterapia é capaz de reduzir em até 30% o nível de cortisol. Além disso, a massagem aumenta os níveis da serotonina e da dopamina, substâncias que trazem prazer e bem-estar. Você pode ser sua próprio massagista. Foque no rosto, no pescoço, nas axilas, na virilha, nos joelhos e nos pés.

Estresse e o Câncer de Mama podem andar juntos; Saiba o por quê!!! 2

(Com Professor e Doutor Silvio Bromberg)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat