Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mato Grosso: Empresários se preparam para retomadas de shows

Os empresários do ramo de shows vem cobrando a liberação para a realização dos grandes shows, feiras culturais e exposições no Estado.

Com as atividades paralisadas há mais de um ano, empresários do ramo de shows e grandes eventos amargam em uma crise financeira instalada com a pandemia de covid-19 e se organizam para retomar as atividades no final do ano, com base no avanço da vacinação, mas para isso precisam que o funcionamento do setor seja liberado pelas autoridades e por isso cobram regulamentação do governo.

Em agosto do ano passado o governador Mauro Mendes (DEM) publicou um decreto liberando pequenos eventos sociais, com limitação de até 50% da capacidade do local, no entanto, o setor cobra a liberação para a realização dos grandes shows, feiras culturais e exposições no Estado.

De acordo com o empresário Elson Ramos de Figueiredo, o setor vem se articulando a partir da expectativa de que até o final do ano cerca de 50% da população esteja vacinada.

“Antes a gente não tinha essa luz no fim do túnel, né. Agora sim, e segundo o cronograma do Governo Federal, a previsão é que até setembro toda população esteja vacinada, pelo menos, com a primeira dose. Com a vacinação podemos voltar a articular para que liberem a volta das atividades desse segmento que foi tão prejudicado”, explicou o empresário.

“Casamentos, aniversários e algumas casas já puderam reabrir as portas, mas o que esperamos é que shows com capacidades de até 100 mil pessoas possam voltar a acontecer em Mato Grosso”, acrescentou.

Elson ainda explicou que com a crise, somente nas empresas a qual é sócio-proprietário, 80% dos funcionários tiveram de ser demitidos.

“Infelizmente a gente teve que se adequar à realidade. Sem recurso não temos condições de manter os empregos. Na Musiva por exemplo, 99,9% dos nossos colaboradores tiveram de ser dispensados. É muito triste, mas foi a única opção que nos restou”, acrescentou o empresário.

A presidente do Sindicato das Empresas de Eventos do estado de Mato Grosso (Sindieventos-MT), Alcimar Moreitti disse que muitos empresários tiveram que fechar as portas por conta dessa crise. Além disso, ela ainda contou que os estabelecimentos que restaram perderam 95% do seu faturamento.

“O sindicato representa 5200 empresas em Mato Grosso e a maioria delas é familiar, onde marido e mulher trabalham. Depois de quase um ano e meio precisamos voltar a trabalhar. Em sua maioria, o faturamento geral desses estabelecimentos não chega a 5%. O que a gente pede é um planejamento para a retomada”.

Alcimar conta que vem conversando com o poder público desde março do ano passado. Diversas propostas foram apresentadas, segundo ela, pela categoria, mas “o negócio não vira”.

“Se até setembro com todo mundo vacinado porque não vai liberar? A Europa está liberando, países que nem tiveram lockdown estão liberando”, finalizou.

Mato Grosso: Empresários se preparam para retomadas de shows
(Reprodução)

(Com Repórter MT)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat