Inovação em Embalagens Alimentícias: Pesquisa Brasileira Cria Filme Biodegradável com Extrato de Pimenta-do-Reino
Eles desenvolvem filmes biodegradáveis que utilizam extrato de pimenta-do-reino e piperina, um composto bioativo de pimenta-preta, para a produção de embalagens ativas.
A escolha da embalagem de um produto alimentar vai muito além da identidade visual e do nome do produto. A seleção de materiais envolve fatores como resistência às intempéries, facilidade de treinamento, custos de produção e até mesmo a interação entre o alimento e a embalagem. Afinal, ninguém quer tomar suco com sabor de papelão ou encontrar fragmentos de plástico no molho de tomate.
Pensando nesses desafios, uma equipe de pesquisa liderada pela professora Gricielle Sutil, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, investigou uma solução inovadora. Eles desenvolvem filmes biodegradáveis que utilizam extrato de pimenta-do-reino e piperina, um composto bioativo de pimenta-preta, para a produção de embalagens ativas. Um dos aspectos mais notáveis do estudo foi o uso de CO₂ supercrítico, um estado especial do gás carbônico obtido em condições de alta pressão.
“Nossa pesquisa conseguiu produzir um novo tipo de filme em que foi possível impregnar tanto o composto puro (piperina), quanto o extrato da pimenta-do-reino usando altas pressões sem danificar a estrutura do filme”, comenta a Dra. Gricielle Sutil.
Segundo ela, o material resultante é biodegradável, feito de fontes renováveis e tem propriedades antioxidantes, tornando-o ideal para embalar carnes, laticínios, nozes e alimentos gordurosos.
Além da professora Gricielle, participaram do estudo os pesquisadores Kátia S. Andrade, Evertan A. Rebelatto e Marcelo Lanza. Uma pesquisa foi publicada no renomado “The Journal of Supercritical Fluids” e abre novas oportunidades para o uso de biopolímeros e agentes ativos naturais na indústria de embalagens.
Confira mais detalhes da pesquisa neste link .
Leia também –
- Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa
- Brasil alcança feito histórico nas Paralimpíadas de Paris
- Os golpes mais comuns de criptomoedas e como evitá-los
Acompanhe essas e outras notícias no Jornal Integração
Comentários estão fechados.